in

Utilização de sacos de plástico diminui, diz Eurostat

O ano de 2021 foi o primeiro em que a utilização de sacos de plástico diminuiu na União Europeia, segundo o organismo de estatísticas Eurostat.

De acordo com os dados, cada pessoa na União Europeia utilizou, em média, 77 sacos de plástico leves ao longo de 2021, o que representa menos 11 sacos por pessoa do que em 2020. Um saco de plástico leve é considerado um saco com uma espessura entre 15e 50 mícrons.

No total, foram utilizados 34,2 mil milhões de sacos de plástico leves na União Europeia em 2021, menos 4,8 mil milhões do que em 2020.

A diretiva da União Europeia relativa aos sacos de plástico visa reduzir o consumo de sacos de plástico leves para menos de 40 sacos por pessoa até 31 de dezembro de 2025.

No entanto, este objetivo não inclui os sacos de plástico muito leves, tais como os utilizados para frutas e legumes, que apresentam menos de 15 mícrons de espessura.

 

Maior utilização

O país que registou a maior utilização de sacos de plástico leves, em 2021, foi a Lituânia, que utilizou 271 sacos por pessoa. Ficou à frente da Letónia (204 sacos por pessoa) e da Chéquia (189 sacos por pessoa). No outro extremo da escala, os países que comunicaram o menor consumo foram Bélgica (cinco por pessoa), Portugal (nove) e Suécia (16).

Segundo o Eurostat, a grande variação observada no consumo per capita é principalmente atribuível a diferenças na eficácia das medidas, em função dos aspetos económicos, sociais e políticos. Outra razão prende-se com o facto de alguns países terem introduzido medidas de redução durante o período 2018-2021, mas outros terem medidas em vigor há mais tempo. Uma terceira explicação potencial é a diferença de metodologias de cálculo utilizadas pelos países da União Europeia.

 

Siga-nos no:

Google News logo

acessórios_black_friday_iServices 2024

Não perca o mês de Black Friday na iServices

bebidas espirituosas

Maioria dos jovens diz gostar de experimentar novas bebidas