Oiça este artigo aqui:
A Trade Republic estabeleceu uma parceria com a marca de moda Kappa para produzir uma camisola de edição limitada em resposta ao crescente défice das pensões na Europa.
O slogan inscrito na camisola, “Retire Rich”, é mais do que uma provocação. É uma ambição para uma nova geração que precisa de assumir o controlo do seu dinheiro, face à inércia política e falta de soluções eficazes para o sistema de pensões europeu, em acelerada degradação.
Trata-se de chamar a atenção para uma crise previsível, mas negligenciada. Refira-se que a Trade Republic irá doar 25% do preço de compra à Finlit Foundation, uma organização que capacita os jovens na Europa com competências em empreendedorismo, literacia financeira e preparação para o mercado de trabalho através de programas de educação práticos.
“O sistema de pensões europeu está falido”, afirma Christian Hecker, cofundador da Trade Republic. “As pessoas estão frustradas. As suas reformas deixaram de ser seguras e os políticos ignoram o problema ou escondem-se atrás de promessas desatualizadas. Esta camisola é para uma geração que entende que tem de assumir o seu futuro nas suas próprias mãos e tornar-se financeiramente ativa. Uma geração que compreende: se queremos reformar-nos com riqueza, temos de ser nós próprios a fazê-lo”.
Sistema de pensões
Os jovens portugueses estão a contribuir para um sistema de pensões que pode não cumprir as suas promessas. Recorde-se que as últimas grandes reformas das pensões em Portugal foram implementadas em meados da década de 2010, mas o sistema mantém-se estruturalmente insustentável.
Em 2000, havia quase quatro pessoas em idade ativa por cada pessoa com 65 anos ou mais; em 2022, este rácio caiu para apenas 2,6 – e a previsão é que se aproxime de 1,5 em 2050. Deste modo, o sistema público de pensões depende cada vez mais do Estado.
Em 2024, a despesa com pensões representou mais de 14% do PIB, uma percentagem que continua a aumentar, apesar da elevada taxa de contribuição social de 34,75% sobre o rendimento do trabalho. As projeções da Comissão Europeia indicam que a despesa com pensões poderá ultrapassar 16% do PIB até 2050, impulsionada pela baixa taxa de fecundidade (1,36 filhos por mulher) e pelo aumento da esperança de vida.
Medidas como a vinculação da idade de reforma à longevidade — fixada em 66 anos e 4 meses em 2023 — e o ajustamento das regras de contribuição têm-se revelado insuficientes para reverter o desequilíbrio demográfico ou a trajetória financeira. As poupanças particulares e os produtos de pensões baseados em capital estão a tornar-se a única alternativa fiável para as gerações mais jovens garantirem um rendimento estável na reforma e evitarem a pobreza na terceira idade.
Edição limitada
As camisolas estarão disponíveis com 2.000 unidades de edição limitada exclusivamente em kappa.com.
A Trade Republic irá doar 25% do preço de compra – o mesmo valor que é utilizado para financiar os pagamentos das pensões através de subsídios fiscais – à Finlit Foundation, uma organização que qualifica jovens europeus através de programas práticos de educação sobre literacia financeira e preparação para o mercado de trabalho.