A Tetra Pak alcançou a classificação mais elevada na avaliação de sustentabilidade da EcoVadis, recebendo a medalha de Platina. Um reconhecimento atribuído pelo desempenho e progresso na sustentabilidade durante 2024. A atribuição da medalha de platina coloca a Tetra Pak num restrito grupo que representa 1% de mais de 130.000 empresas avaliadas, nos 12 meses anteriores à emissão da distinção.
A pontuação global da empresa foi de 84 em 100, um aumento de 10 pontos em relação ao ano anterior. Para a Tetra Pak a pontuação reflete a forma como integrou a sustentabilidade no centro do seu modelo de negócio, demonstrando um forte compromisso com a transparência nas quatro categorias de avaliação da EcoVadis: ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.
Transparência: fator decisivo
Um fator chave para este resultado foi a identificação de oportunidades para aumentar a transparência e uma forte colaboração intersetorial. Por exemplo, em 2024, o programa de envolvimento dos fornecedores da Tetra Pak, “Junte-se a nós na proteção do planeta”, ajudou 29 fornecedores a definir objetivos climáticos baseados na ciência e validados externamente. O programa também incorpora um novo Código de Conduta Empresarial para Fornecedores, que detalha requisitos específicos sobre due diligence, biodiversidade e fornecimento responsável. Graças a uma melhor atribuição de volumes e a uma estreita colaboração com os fornecedores, as emissões derivadas dos materiais adquiridos foram reduzidas em 15%, em comparação com a linha de base de 2019.
Lars Holmquist, vice-presidente executivo da Tetra Pak, afirma que “esta conquista sublinha a determinação de toda a equipa da Tetra Pak em liderar a nossa transformação para a sustentabilidade, de mãos dadas com os nossos stakeholders, ao longo de toda a cadeia de valor. A medalha de Platina da EcoVadis demonstra a nossa paixão partilhada pela melhoria contínua e o compromisso de integrar a sustentabilidade, a longo prazo, em todas os aspetos das nossas operações e da cadeia de abastecimento”.