Tapada de Coelheiros Garrafeira 2018
in

Tapada de Coelheiros Garrafeira 2018 chega ao mercado

Oiça este artigo aqui:

O Tapada de Coelheiros Garrafeira 2018, um dos vinhos mais emblemáticos do Alentejo e produzido pela primeira vez em 1996, acaba de ser lançado. Inspirado no Vega Sicilia Único, este vinho destaca-se pela frescura, elegância e capacidade de envelhecimento. Um vinho que reflecte a importância do tempo para a marca alentejana, motivos que levaram a marca a mantê-lo sete anos em cave antes de o disponibilizar.

Produzido a partir de Aragonês e Cabernet Sauvignon, apresenta cor rubi profunda e brilhante, revelando no nariz complexidade e precisão, com notas de frutos vermelhos e negros, pimenta preta, cedro e subtis nuances de madeira. Na boca, apresenta uma estrutura elegante, taninos firmes mas polidos, acidez equilibrada e um final longo e persistente. A sua qualidade foi reconhecida com 95 pontos pela publicação internacional Robert Parker.

O vinho nasce exclusivamente da Vinha Leonilde, plantada em 1981, em solos argilo-arenosos e com exposição sudoeste. A vinha beneficia de stress hídrico natural que favorece a concentração fenólica e a expressão varietal. Entre 2016 e 2017, recebeu replantação de falhas e a implementação de práticas de agricultura regenerativa, como coberturas vegetais e pastoreio controlado.

A colheita de 2018 foi marcada por condições climáticas irregulares, com um inverno seco seguido de uma primavera fria e húmida. A vindima decorreu, contudo, sob condições amenas e estáveis, assegurando uvas em excelente estado e com maturação equilibrada. Este vinho estagiou dezoito meses em barrica e foudre, seguidos de cinco anos em garrafa.

Para Luís Patrão, enólogo da Tapada de Coelheiros, “este vinho é um reflexo não apenas da nossa filosofia, mas também do tempo, da singularidade e riqueza do nosso terroir. Hoje, toda a propriedade que dá origem a esta marca histórica, assenta a sua gestão em prácticas sustentáveis e de regeneração do território, sendo a agricultura biológica e regenerativa um pilar vital de tudo o que é produzido e oferecido na Tapada de Coelheiros. O Garrafeira é destinado a quem valoriza a evolução e o tempo, para ganhar profundida e a complexidade que um vinho pode desenvolver, e a quem gosta de harmonizar vinho e boa gastronomia. É obviamente um vinho pensado para ocasiões especiais“.

O Tapada de Coelheiros Garrafeira Tinto 2018 está disponível no site da marca e nos pontos de venda habituais, com PVP recomendado de 90€.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Epson roupa infantil

Portugal descarta 17 milhões de peças de roupa infantil anualmente

DARTY Operação Nariz Vermelho

Darty apoia pela primeira vez a Operação Nariz Vermelho