Uma análise dos dados do serviço Foliotrack da Marktest revela que os produtos de talho e peixaria estiveram menos presentes nos folhetos promocionais das insígnias da grande distribuição, ao longo do primeiro semestre deste ano.
Neste período, as principais insígnias da grande distribuição publicaram 551 folhetos promocionais, num total de quase 181 mil inserções, números que correspondem a um crescimento de 2% e 1,9% face ao mesmo período do ano anterior, respetivamente.
Produtos
Entre os produtos comunicados em folheto, a mercearia ocupa a primeira posição, responsável por 22,1% do total de inserções. Isso significa que, em cada cinco inserções promocionais em folheto, mais de uma é relativa a produtos de mercearia.
A higiene pessoal ocupa a segunda posição, responsável por 10,6% das inserções em folheto, e os laticínios ocupam a terceira, com 9,2%. Cerca de 42% do total de inserções em folheto encontra-se nestas três categorias.
Entre as 20 categorias com mais inserções, as bebidas sem álcool foram as que mais aumentaram face ao primeiro semestre de 2021, crescendo 15,4%. Seguiu-se a charcutaria, com mais 9,8%, e o têxtil, com mais 9%.
Em sentido oposto, a peixaria e o talho foram as categorias a registar uma maior quebra de inserções em folheto no primeiro semestre deste ano, face a igual período de 2021, baixando 20,3% e 18,1%, respetivamente. Jardim e legumes também registaram quebras de dois dígitos.