Oiça este artigo aqui:
É numa oficina anexa ao Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, que (re)nascem novos produtos, feitos de lonas e telas publicitárias antigas da Super Bock.
Nascem pelas mãos de alguns reclusos deste estabelecimento prisional. Este projeto de cocriação chama-se Design Collab, uma parceria entre a loja online da Super Bock e a designer Madalena Martins.
Trabalho colaborativo
A parceria com Madalena Martins não é uma novidade para a marca. Aliás, o trabalho colaborativo começou em 2011 e muitos já foram os projetos realizados ao longo do tempo. No entanto, foi apenas no final de 2023 que o Design Collab começou a ser pensado e estruturado.
Este, a par de outros projetos feitos em parceria com a artista, tem origem no re-exist, um projeto de design ecológico e social que dá uma nova vida a materiais usados através da arte de alguns reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Vale do Sousa e de Paços de Ferreira.
O objetivo é transformar materiais usados em peças de design originais e exclusivas, dando-lhes uma nova vida através da arte, ao mesmo tempo que desempenha um papel importante na reinserção social de reclusos.
“O ponto de partida deste projeto começa quando termina a vida útil destas peças publicitárias da Super Bock. Depois de cumprir o seu propósito, estas peças tornam-se num desafio muito gratificante quando chegam às minhas mãos: dar uma nova vida a estes materiais, criando uma linha de produtos sustentáveis, com um design cuidado e funcional, traduzindo nela a identidade visual da marca”, adianta a designer Madalena Martins. “Materializado pelas mãos de três reclusos na nossa oficina do Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa, este projeto potencia novas competências, bem como a integração através do trabalho e respetiva remuneração, um ponto também ele importante para a reinserção e para que os reclusos possam adquirir uma nova perspetiva de futuro. São peças carregadas de histórias, que aliam a criatividade à responsabilidade social e ambiental, que podem agora ser descobertas e adquiridas na Super Bock Store”, conclui.
Super Bock Design Collab
Desde a fase de início de produção (abril de 2024) foram produzidos cerca de 100 tote bags, 15 puffs grandes e 25 puffs pequenos, perfazendo um total de 140 peças. Cada uma delas é diferente da outra, pois o facto de serem reutilizadas lonas e telas antigas da marca faz delas peças exclusivas, que podem agora ser descobertas e adquiridas na Super Bock Store.
Esta produção, realizada com materiais que, sem este projeto, teriam chegado ao seu fim de vida útil, é assegurada por três reclusos que, em média, conseguem fabricar cinco puffs grandes por semana e, em trabalho seriado, conseguem produzir um tote bag em cerca de 30 minutos.
Além de dar nova vida a estes materiais, o projeto representa uma transformação para os próprios reclusos, dando-lhes a oportunidade de adquirirem competências técnicas e criativas e proporcionando-lhes uma nova perspetiva de futuro, mesmo depois de saírem do estabelecimento prisional.
“Na Super Bock, acreditamos no poder da colaboração. A nossa parceria de longa data com a Madalena Martins é um exemplo claro de como a cocriação pode gerar impacto real, unindo marcas e arte para transformar ideias em projetos concretos. Juntos desenvolvemos iniciativas que não só valorizam a criatividade, como criam a oportunidade de impactar pessoas, o planeta e a nossa própria operação através da reutilização das nossas lonas e telas publicitárias, dando-lhes, assim, uma nova vida”, refere Bruno Albuquerque, diretor de Marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.




