Oiça este artigo aqui:
A Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça o seu compromisso com as metas nacionais de reciclagem de embalagens através do programa Juntos a reciclar ++, cuja edição de 2025 vai apoiar 39 projetos, resultantes de 33 candidaturas oriundas de diferentes regiões do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A iniciativa, que financia ações de comunicação, sensibilização e educação desenvolvidas por câmaras municipais, sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU) e empresas municipais, representa um investimento recorde de 707.470 euros, superando largamente o valor inicialmente anunciado para este ano (600 mil euros) e o da edição anterior (500 mil euros em 2024).
Foco no vidro e no canal Horeca
Esta edição do programa deu particular ênfase à reciclagem de embalagens de vidro, o material com menor taxa de reciclagem face às metas impostas: 65% até 2025 e 70% até 2030, segundo as exigências europeias.
Nesse sentido, foram valorizados projetos com impacto direto no canal HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria), um dos principais sectores de consumo de embalagens de vidro, refletindo-se essa prioridade nos critérios de avaliação das candidaturas.
Das 33 candidaturas selecionadas, 16 pertencem a câmaras municipais, 13 a SGRU e quatro a empresas municipais, traduzindo-se em 39 ações no terreno, distribuídas por quase todos os distritos de Portugal.
“O investimento que fazemos no Juntos a reciclar ++ reflete o nosso compromisso com a mobilização de todos os agentes envolvidos na reciclagem de embalagens. Sabemos que os desafios são cada vez maiores, em especial no que toca às metas de reciclagem do vidro, e é por isso que continuamos a apostar numa resposta colaborativa, próxima e sustentada”, sublinha Ana Trigo Morais, CEO da SPV.
A responsável destaca ainda a importância de financiar projetos adaptados às realidades locais, que envolvam as comunidades, municípios, sistemas de gestão de resíduos e cidadãos. “Acreditamos que só com o envolvimento de todos será possível acelerar o ritmo e construir, juntos, um sistema mais eficiente e circular”.
Comunicação integrada para uma mudança eficaz
Através do programa Juntos a reciclar ++, a Sociedade Ponto Verde reforça a sua presença local e incentiva uma comunicação integrada e consciente junto das entidades da cadeia de valor, contribuindo para uma mudança estrutural de comportamentos no que diz respeito à separação e reciclagem de embalagens.
A edição de 2025 sublinha não só a importância de atuar junto das populações, mas também a de atuar em parceria com os operadores do canal Horeca, essenciais para o cumprimento das metas nacionais e europeias.




