Oiça este artigo aqui:
O Grupo Sovena, no decorrer da sua estratégia de descarbonização, anunciou novas instalações fotovoltaicas. Desta vez nas unidades industriais de Andújar, Almada e Centazzi.
Em Andújar a instalação conta com mais de 2.000 painéis solares fotovoltaicos e permitirá uma produção anual estimada de 2 GWh de eletricidade. Em Almada, num modelo de PPA off-site (Power Purchase Agreement), a empresa mais que duplica a sua capacidade instalada, e na Centazzi a produção permitirá satisfazer cerca de 35% das atuais necessidades da sua principal unidade.
10 Megawatts de capacidade instalada
A empresa refere que, atualmente conta com o usufruto de instalações solares em 11 explorações agrícolas e 6 unidades industriais em Portugal e Espanha, com uma capacidade instalada de quase 10 Megawatts, cuja produção estimada equivale ao consumo médio anual de aproximadamente 4.000 agregados familiares.
Globalmente, 98% da eletricidade consumida pela Sovena tem origem em fontes renováveis, percentagem que atinge os 100% na Península Ibérica e nos Estados Unidos.
“A transição energética é uma prioridade estratégica para a Sovena, refletida em ações concretas e investimentos consistentes que visam contribuir para um futuro sustentável. As mais recentes instalações representam um passo em frente nesse caminho”, afirma Joana Oom de Sousa, diretora de sustentabilidade da Sovena.
Outra das apostas da Sovena reside nas soluções de armazenamento elétrico. No que respeita a energia térmica, opera caldeiras de biomassa em três unidades, alimentadas por subprodutos da sua própria produção, como caroço de azeitona e casca de girassol. A empresa tem ainda em curso projetos de investigação para otimizar a geração de energia térmica de forma mais sustentável.
Siga-nos no: