in

Sonae vende MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros

A Sonae assinou um acordo para a venda das marcas de moda MO e Zippy a um consórcio liderado por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, gerido pela Oxy Capital.

A operação, um Management Buy Out (MBO), representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros para a Sonae e deverá estar concluída até ao final do primeiro semestre, após as necessárias aprovações legais e regulatórias.

Este negócio constitui mais um capítulo na estratégia da Sonae de “gestão ativa do seu portefólio”. Através desta abordagem, o grupo procura assegurar o maior potencial de crescimento e sustentabilidade para as suas participadas, mesmo que isso implique a sua saída do perímetro da empresa. “Estamos muito satisfeitos com esta operação e com o que ela significa para todas as partes envolvidas. A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do grupo. Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las. Quero agradecer a todas as pessoas das equipas MO e Zippy pelo seu profundo empenho e compromisso ao longo dos anos e deixar a todos votos de muito sucesso”, afirma João Dolores, CFO da Sonae.

Nova fase com a mesma liderança

Com este acordo, as marcas MO e Zippy transitam para um novo ciclo com a mesma liderança que as tem vindo a conduzir nos últimos anos. Para Francisco Pimentel, trata-se de um passo lógico na evolução das marcas e um sinal claro de confiança e compromisso com o seu futuro. “É uma honra fazer parte do legado de MBO da Sonae, que reflete a cultura de valorização do talento e de promoção do empreendedorismo interno do grupo. Assumimos esta nova etapa com muito entusiasmo e orgulho nas marcas que temos, estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy. Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”, salienta o gestor.

Criadas no seio da Sonae, a MO (fundada em 1995) e a Zippy (lançada em 2004) afirmaram-se como marcas de referência no sector da moda em Portugal, com uma crescente presença internacional. A MO especializa-se em moda e acessórios para toda a família, contando com mais de 120 lojas físicas em Portugal. Desenvolve atividade na gestão de categoria têxtil para retalhistas internacionais, reforçando o seu papel no ecossistema global da moda.

Já a Zippy, focada no universo infantil, opera em mais de 40 países, através de um modelo multicanal que combina lojas próprias com franchising. A internacionalização tornou-se um dos maiores ativos da marca, que tem apostado numa combinação de design funcional, inovação e preços acessíveis.

 

Conclusão da operação prevista para o primeiro semestre

A concretização da operação está dependente do cumprimento de todas as condições habituais em transações desta natureza, incluindo a aprovação por parte da Autoridade da Concorrência. A expectativa é que todo o processo esteja encerrado até ao final do primeiro semestre, abrindo assim caminho para uma nova fase de crescimento independente das marcas.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

iServices energia renovável

iServices aposta em energia renovável e projetos de compensação climática

E-goi

Estar online já não é opcional para as empresas, alerta E-goi