Oiça este artigo aqui:
A Sogrape apresenta Honra, um vinho branco premium da Quinta de Azevedo, produzido exclusivamente em anos de colheita excecional.
Situada no coração da sub-região do Cávado, a Quinta de Azevedo é “muito mais do que um berço de vinhos do Minho de excelência. É uma paisagem viva, com origens que remontam ao século XVI e um cenário cuidado ao detalhe, onde a modernidade respeita a tradição. Honra representa o que de melhor a Quinta de Azevedo tem para oferecer. É o espelho de um terroir que temos vindo a estudar e valorizar há décadas, um vinho que só surge quando a natureza e a equipa técnica se alinham de forma extraordinária. Cada garrafa transporta não só a frescura atlântica e o rigor técnico, mas também o respeito profundo pela história deste lugar”, sublinha Diogo Sepúlveda, enólogo da Sogrape para os Vinhos do Minho.
Honra 2022
O vinho é elaborado a partir de Loureiro e Alvarinho, provenientes de três parcelas selecionadas. As uvas são vindimadas manualmente, arrefecidas em câmara frigorífica até aos 10º C, encaminhadas para o desengaçador e submetidas a uma prensagem delicada a baixas temperaturas, seguida de decantação a frio entre três a cinco dias, com levantamento das borras nas primeiras 24 horas.
O vinho estagia em duas fases: primeiro, cada casta repousa individualmente durante oito meses em barricas de 500 litros e tonéis de 1.200 litros de carvalho francês de primeira e segunda utilização; depois, já com o lote final definido, o vinho regressa aos tonéis, onde permanece por mais oito meses.
O estágio prossegue em garrafa, durante 14 meses, tempo em que o vinho “aprofunda a sua identidade, ganhando alma, complexidade aromática e uma profundidade de prova que o tornam ainda mais gastronómico“.
A edição inaugural, Honra 2022, resulta de uma produção limitada de 3.100 garrafas, com PVP recomendado de 60 euros.
Siga-nos no: