A Shein é a startup mais bem-sucedida da década, classificando-se entre as três primeiras em termos de avaliação, perceção pública, crescimento e número de funcionários.
Em segundo lugar está a ByteDance, dona do TikTok, que tem a maior avaliação, crescimento e número de funcionários. A OpenAI, criadora do ChatGPT, está em terceiro lugar com a segunda mais avaliação e taxa de crescimento mais significativa.
O Startup Success Index, dos especialistas em software Vention, analisou uma lista de 1.220 startups da CB Insights, em relação à sua avaliação, à perceção pública através do volume de pesquisas, à sua pontuação em termos de crescimento e ao número de colaboradores. Os resultados de cada categoria foram convertidos numa pontuação geral de 100 para determinar o ranking.
62 milhões de pesquisas mensais
A Shein lidera a lista como a startup de maior sucesso da década, com uma pontuação de 87,12. O estudo revela que Shein, que tem mais de 100 mil funcionários, ficou entre as três primeiras em todas as categorias. Tem um valor de 66 mil milhões de dólares, o terceiro maior do estudo, e um volume médio de pesquisas mensais de 62 milhões globalmente. É pesquisada 277 vezes mais do que a ByteDance, que ficou em segundo lugar na lista de startups mais bem-sucedidas da década.
A ByteDance ficou em segundo lugar com uma pontuação de 83,57 e com o maior valor de todas as startups listadas, 225 mil milhões de dólares. A empresa também foi a mais bem classificada em número de funcionários, 50% mais do que a Shein, e obteve a maior pontuação do índice para o seu crescimento. A ByteDance tem cerca de 150 mil funcionários e um crescimento total de 4% no número de colaboradores, nos últimos seis meses. Embora tenha um volume de pesquisas mensais menor, de 223.582, vale a pena notar que a sua subsidiária TikTok é pesquisada no Google, em média, 58 milhões de vezes, em todo o mundo, por mês.
Em terceiro lugar está a criadora do ChatGPT, a OpenAI, com uma pontuação de 76,56. O estudo revelou que tem a segunda maior avaliação, com 80 mil milhões de dólares, e a segunda maior pontuação em termos de crescimento. Apesar de ter o menor número de funcionários do top 10, com pouco mais de 700, a OpenAI tem o quarto maior volume de buscas mensais de todas as empresas, com 10.574.600 pesquisas globais.