A marca Serrão é a nova aposta do Museu do Pão para dar identidade própria ao pão tradicional da Serra da Estrela. Com cinco variedades – Centeio, Multigrãos, Integral, Trigo e Aveia – facilmente distinguidas pelas cores da embalagem, esta nova linha aposta numa receita feita apenas com ingredientes naturais, sem aditivos nem conservantes.
Mais do que uma campanha de comunicação, Serrão é o resultado de um processo estratégico de construção de marca, que incluiu o desenvolvimento de naming, identidade, packaging e linguagem de comunicação próprios. A identidade assenta no insight “Frescura que Perdura”, que serviu de base à criação dos claims da campanha e ao reposicionamento completo do produto.
“Frescura Looooooonga – a menos que o comas já!”
O conceito assenta na ideia de “Frescura que Perdura”, que inspirou o posicionamento do produto e o claim da campanha: “Frescura Looooooonga – a menos que o comas já!”, destacando a autenticidade de um pão feito à mão, na Serra, e uma receita elaborada com ingredientes 100% naturais.
Serrão estará disponível no formato fatiado na maioria dos supermercados em Portugal, posicionando-se como uma opção prática, de qualidade e com sabor autêntico para quem valoriza a frescura e a conveniência no dia a dia.
O lançamento da marca Serrão, que acontece no Dia Mundial do Pão a 16 de outubro, é acompanhado de uma forte campanha de comunicação, tanto em digital como no ponto de venda, que inclui aposta em social media (Instagram, Facebook e TikTok), materiais de visibilidade em loja e ações de degustação em lojas de retalho.
Pedro Vitorino, diretor executivo da Primebrands, afirma: “a marca Serrão é a nossa homenagem ao pão tradicional português, com um toque de inovação. Queremos que os nossos consumidores sintam a qualidade de um pão feito com ingredientes 100% naturais, que promete uma frescura que se prolonga – porque o verdadeiro sabor não tem prazo. É a nossa forma de celebrar a tradição serrana, levando o verdadeiro sabor do pão português às mesas de todos os consumidores”.
Consumo de pão em Portugal
O pão continua a ser um dos alimentos mais consumidos no país, com cerca de 70 kg per capita por ano. O consumidor português valoriza principalmente a frescura (69%), o cheiro / aroma (57%) e o aspeto (54%) e a grande maioria considera a conveniência um dos principais fatores de compra, mostrando-se disponível para pagar mais por um produto que lhe poupe tempo.
Em 2022 a categoria de pão atingiu 498 mil toneladas prevendo-se que em 2025 cresça até às 524 mil toneladas (dados Euromonitor) o que reflete claramente a importância deste alimento na dieta e no dia a dia dos portugueses.