SMOLLAN_Charcoal_Large-Format logo
in

SelPlus passa a operar sob a marca Smollan

Oiça este artigo aqui:

A SelPlus anunciou oficialmente a sua transição para operar sob a marca Smollan. Após ter operado como SelPlus em Portugal, “com um legado de 23 anos focado em gerar crescimento para os seus clientes e transformar a vida das suas pessoas”, a SelPlus foi adquirida pela Advantage Smollan, em fevereiro de 2016, e, desde então, tem operado com sucesso como uma das empresas do grupo que hoje compõem a Smollan Europe.

“Esta transição não é apenas uma mudança de nome — marca um passo estratégico no alinhamento da capacidade local com a escala, insight e inovação globais”, considera a empresa. E é assim que, desde 27 de outubro de 2025, a SelPlus começou a operar integralmente sob a marca Smollan, juntando-se a um negócio global unificado, presente em mais de 60 mercados e trabalhando com algumas das marcas mais icónicas do mundo.

“Esta é a evolução natural do nosso percurso”, considera Andreia Costa, diretora geral da agora Smollan Portugal. “Ao alinharmo-nos com a Smollan ao nível da marca, estamos a reafirmar o nosso compromisso de fornecer soluções de retalho consistentes, inteligentes e impactantes — não apenas localmente, mas à escala global”.

Fundada em 1931, na África do Sul, a Smollan é uma empresa global de soluções de retalho que ajuda marcas e retalhistas a vencer no ponto de venda, operando com mais de 80.000 colaboradores e estabelecendo parcerias com algumas das marcas mais apreciadas do mundo. Com serviços nas áreas de vendas e merchandising, ativação e experiência, dados e tecnologia – “a Smollan existe para gerar crescimento para os seus clientes e transformar a vida das suas pessoas”.

 

Mudança estratégica

A mudança reflete a estratégia mais ampla de arquitetura de marca da Smollan, destinada a “reduzir a complexidade, de operar como um grupo de submarcas em diferentes países, e construir uma experiência de cliente global e consistente em todos os seus mercados”.

“Múltiplas marcas locais estavam a criar inconsistência para clientes, parceiros e talento”, analisa David Smollan, CEO da Smollan. “Ao mudar para um modelo de masterbrand, podemos oferecer uma experiência homogénea e reconhecível além-fronteiras — sem perder os pontos fortes e os insights que tornam as nossas equipas locais valiosas”.

Embora o nome externo mude, a SelPlus assegura aos parceiros que a equipa principal, a qualidade do serviço e o conhecimento do mercado local permanecem inalterados. No entanto, os clientes passarão agora a beneficiar também das melhores práticas globais (na execução de retalho e na integração de tecnologia) em todos os mercados e do acesso a insights transfronteiriços.

“Não estamos a afastar-nos das nossas raízes locais”, reforça Andreia Costa. “Estamos a dar um passo em frente para algo maior — onde o conhecimento local encontra o insight global”.

 

Uma marca mais forte também para o talento

Além dos clientes, a transição “envia uma forte mensagem ao talento atual e futuro”. A ênfase da Smollan no propósito, no desenvolvimento de pessoas e na mobilidade global torna-a um destino para profissionais que querem ter impacto no retalho. “A empresa investe, significativamente, no crescimento dos colaboradores, na capacitação digital e na inclusão — acreditando que as pessoas são o verdadeiro diferenciador no ponto de venda”.

“A Smollan é uma marca que acredita em potenciar o melhor de cada um”, destaca, por sua vez, Miguel Almeida, diretor de Recursos Humanos da SelPlus. “Para as nossas pessoas, em Portugal, isto abre a porta a carreiras globais, acesso a formação e ao orgulho de pertencer a uma marca de classe mundial”.

 

Perspetivas futuras

À medida que a transição se desenrola, a Smollan Portugal, anteriormente SelPlus, pretende “ampliar a sua liderança em Portugal, tornando-se simultaneamente uma porta de entrada para as melhores práticas globais”.

“Este movimento significa tornarmo-nos mais daquilo que já somos. Confiáveis, inovadores, apaixonados — e agora, orgulhosamente parte de um futuro global Smollan”, conclui a diretora geral da Smollan Portugal, Andreia Costa.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Odisseias compras de Natal

Natal 2025: Portugueses antecipam compras e privilegiam experiências

TheFork Country Manager

Thefork nomeia Jay Kim como novo country manager para Portugal e Espanha