A Salutem, marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos, celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, que reflete “o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”.
Com o mote “Para a vida toda”, a marca pretende dar continuidade à sua “atuação pioneira na nutrição”, realçando “a importância da literacia alimentar e do respeito pelos ritmos de cada um para o bem-estar individual”.
O novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, “a linha do legado, que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada“.
A mais recente identidade visual das embalagens acompanha esta visão, com uma abordagem que demonstra a importância da alimentação para um estilo de vida melhor. Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico nalgumas das gamas.
“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.
Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções saudáveis e nutritivas, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portfólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.
A agência responsável pela pesquisa, estratégia e design da marca foi a With Company, uma agência especializada em “transformative design” com uma abordagem sistémica e holística e direcionada para o futuro.