Oiça este artigo aqui:
A Revolut anunciou a abertura oficial da sucursal portuguesa do Revolut Bank UAB, dando início a uma nova fase da sua operação no mercado nacional. A partir de agora, a empresa começará a atribuir IBANs portugueses (começando por PT50) a uma percentagem reduzida de novos clientes, numa fase inicial de testes da nova infraestrutura local. A funcionalidade será gradualmente estendida aos clientes existentes.
As contas elegíveis do Revolut Bank UAB serão transferidas progressivamente para a sucursal portuguesa nos próximos meses, passando a estar sob supervisão do Banco de Portugal. No entanto, os depósitos dos clientes continuam protegidos até 100 mil euros pelo Fundo de Garantia de Depósitos do Banco da Lituânia.
“Maturidade”
A Revolut solicita aos clientes que ainda não têm acesso ao IBAN português que mantenham a paciência, enquanto a entidade portuguesa amplia a sua capacidade e cobertura. O objetivo é disponibilizar os produtos bancários locais de forma faseada, assegurando uma transição segura e regulada.
“Este momento marca um grande passo de maturidade no mercado para a Revolut. Ao oferecer IBANs portugueses aos nossos clientes em Portugal, pretendemos simplificar as transações diárias e a gestão do dinheiro”, afirma Rúben Germano, head of branch da Revolut em Portugal. “Isto aproxima-nos do nosso objetivo de nos tornarmos o banco principal para os clientes portugueses, facilitando o recebimento de subsídios e o pagamento de impostos e serviços. Permitirá também expandir a nossa oferta com outros produtos bancários essenciais no mercado nacional”, acrescenta.
Segundo o responsável, a empresa continuará a trabalhar em estreita colaboração com o regulador nacional, reafirmando o seu compromisso com os padrões locais de conformidade, sem abdicar da sua ambição global enquanto super app financeira.
Além de simplificar o pagamento de faturas e o recebimento de salários através de débitos diretos, o novo IBAN português reforça o posicionamento da Revolut como alternativa à banca tradicional, alavancando o seu ecossistema digital que integra funcionalidades como investimento, orçamentação, viagens e experiências.
Super app em expansão
A Revolut prevê continuar a expandir e atualizar o seu portefólio de produtos ao longo do próximo ano. Uma das mais recentes novidades disponíveis para clientes portugueses é a integração de eSIMs com pacotes de dados móveis globais, permitindo que os utilizadores viajem para o estrangeiro sem custos inesperados de roaming ou falhas de ligação.
“A nossa oferta evoluiu de ser o cartão de viagem de confiança dos nossos utilizadores para um ecossistema completo de produtos financeiros, com um sólido produto bancário no centro da proposta”, afirma Ignacio Zunzunegui, head of growth para o Sul da Europa na Revolut. “Com apenas alguns cliques, os nossos clientes podem cobrir praticamente todas as suas necessidades financeiras — desde despesas do dia a dia até oportunidades de investimento ou experiências de viagem”, sublinha o responsável.
A operação em Portugal continua a crescer de forma acelerada: em 2023, a Revolut angariou 500 mil novos utilizadores no país e pretende manter essa trajetória, com a ambição de se tornar um dos três principais bancos no mercado português nos próximos anos.