Oiça este artigo aqui:
A Retail Mind, consultora portuguesa especializada na gestão de marcas e projetos imobiliários de retalho, assinou uma parceria estratégica com a Manufacturas Eliot, a maior empresa têxtil da Colômbia e uma das maiores da América Latina.
O grupo português passará a apoiar o processo de expansão internacional das insígnias do Grupo Pash, conglomerado colombiano detentor das marcas Patprimo, Sevenseven, Atmos e Ostu.
De Gaia para a América Latina
Com sede em Vila Nova de Gaia, a Retail Mind tem vindo a consolidar a sua presença internacional, operando atualmente em mais de uma dezena de países da América Latina, com escritórios em Lisboa, Madrid e Medellín e atuação em mercados como México, Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Panamá, Guatemala e El Salvador.
A nova parceria surge num momento de forte crescimento da atividade da Retail Mind na região. A Manufacturas Eliot produz mais de 20 milhões de peças de vestuário por ano, emprega 4.500 trabalhadores e detém uma ampla rede de lojas próprias. A aposta da empresa portuguesa passa por apoiar o desenvolvimento e internacionalização das marcas do grupo colombiano, através de um modelo de consultoria especializada e conhecimento profundo do mercado regional.
Carteira de clientes de peso
A Retail Mind acompanha atualmente a operação de mais de 125 marcas a nível global, tendo contribuído para a abertura de cerca de 2.800 lojas em centros comerciais e ruas de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo e América Latina. Na região latino-americana, a sua carteira de clientes inclui nomes como: Ponto e Loca-by-Ponto, Undergold, Tous, Grupo Forus (Under Armour, Columbia, Cat, Merrell, Hush Puppies), Grupo Pamaco (representante da Garmin e Anker na Colômbia), Yves Rocher, T4, As You Martina e Ave María.
A empresa também esteve envolvida na entrada da Zippy no México, na expansão da Bottega Verde na América Central, no crescimento do grupo argentino Blue Star Group (Todomoda e Isadora) e na estreia da marca espanhola Lola Casademunt no Chile, em parceria com os armazéns Falabella.
Reforço da estrutura
Para acompanhar o crescimento na América Latina, a Retail Mind reforçou a sua estrutura com a contratação de Camilo Hernández, que assume o cargo de diretor de real estate na unidade LATAM, integrando a equipa liderada por Luis Ríos.
Com 15 anos de experiência no sector, Camilo Hernández desenvolveu grande parte da sua carreira no Grupo Éxito, onde liderou os projetos imobiliários dos centros comerciais Viva e coordenou a chegada da IKEA a Medellín.
“A chegada do Camilo Hernández fortalecerá, ainda mais, as atividades imobiliárias da empresa na América Latina, apoiando marcas, proprietários e investidores a expandirem a sua presença na região”, afirma Vítor Rocha, CEO da Retail Mind.
Fundada em 2012, a Retail Mind desenvolve uma abordagem integradora, oferecendo consultoria estratégica e operacional, tanto para marcas em processo de expansão como para investidores que pretendem avaliar ou desenvolver projetos no sector do retalho.
Segundo Paulo Sousa, managing director internacional da Retail Mind, o grupo vai continuar a sua trajetória de crescimento. “Entraremos em novos mercados já em 2025, com o intuito de fortalecer cada vez mais a nossa posição como uma das empresas de referência no retalho a nível global”.