Oiça este artigo aqui:
A Quinta do Sampayo apresenta o seu novo vinho branco 2024, feito a partir das castas Fernão Pires e Arinto, cultivadas na propriedade Vale da Pinta, na região do Tejo.
Este vinho reflete a autenticidade do terroir local, destacando-se pela “frescura vibrante e a intensidade aromática”, que evidenciam as práticas de agricultura regenerativa adotadas na quinta.
“O solo é a alma mater deste vinho. As castas, autóctones e perfeitamente adaptadas ao nosso solo argilo-calcário, conferem ao vinho uma acidez crocante e elegante, que nos transporta diretamente para a região. Este branco é um convite à descoberta do Tejo em estado líquido”, garante o enólogo, Marco Crespo Manteiga.
Este vinho assinala um ponto de viragem na história da Quinta do Sampayo, simbolizando o renascimento do projeto, guiado pela visão de Ana Macedo, filha do fundador, José Júlio de Macedo, que quis dar continuidade ao sonho do pai.
Quinta do Sampayo Branco 2024
O vinho foi produzido com foco na sustentabilidade: a garrafa de vidro reciclado pesa 395 gramas, a rolha é de cortiça natural e o rótulo é feito de papel reciclado, minimizando o impacto ambiental.
Para a produção deste vinho, a equipa de enologia apostou num processo de vinificação separado até ao loteamento no final do estágio. “Começamos pelo desengace total, decantação estática a frio e fermentação durante 20 dias com temperatura controlada a 16º C. Depois, os lotes estagiaram parcialmente em barricas novas de carvalho francês de 225 litros, com batonnage na borra fina por período de seis meses e o restante em depósitos de inox pelo mesmo período”, explica Marco Crespo Manteiga.
Com uma estrutura equilibrada e um perfil gastronómico versátil, o Quinta do Sampayo Branco 2024 pode ser apreciado já, ou guardado por até dois anos, graças à sua “excelente capacidade de evolução” em garrafa. O novo branco harmoniza com qualquer prato de peixe ou marisco. Preferencialmente, deve ser servido entre os 10 e os 12 graus.
O Quinta do Sampayo Branco 2024 está disponível a partir deste mês. Há 6.300 garrafas no mercado, pelo PVP de 9,50 euros.
Nova imagem gráfica
O rótulo do Quinta do Sampayo Branco 2024, com assinatura de André Almeida, da Agência Design Pé de Cabra, marca também uma mudança significativa na imagem da Quinta do Sampayo. Com um design minimalista e contemporâneo reflete esta nova fase do projeto — mais consciente, ligada à terra e focada na autenticidade.
“É uma expressão visual da transformação que também se sente no vinho”, completa Ana Macedo.