Oiça este artigo aqui:
As primeiras estimativas para 2025 indicam que o preço médio dos produtos agrícolas (produção) na União Europeia aumentou 3% em comparação com 2024. Em paralelo, o preço médio dos bens e serviços consumidos pela agricultura (consumos intermédios) também registou uma subida, embora mais moderada, inferior a 1%.
Este aumento dos preços agrícolas surge após uma ligeira descida em 2024, que se seguiu a um período de fortes aumentos consecutivos entre 2021 e 2023.
Em 2025, as alterações de preços variaram de forma acentuada consoante o tipo de produto agrícola. Verificaram-se aumentos expressivos nos preços do gado bovino (+26%) e dos ovos (+23%). Registaram-se ainda subidas moderadas nos preços da fruta e do leite (ambos +10%), bem como da carne de aves de capoeira (+9%). Em contrapartida, observaram-se quedas significativas nos preços do azeite (-37%) e das batatas, incluindo batata-semente (-22%). Também se registaram reduções mais ligeiras nos preços dos suínos (-6%) e dos cereais (-1%).
No que diz respeito aos fatores de produção agrícola, os preços dos fertilizantes e corretivos do solo aumentaram moderadamente (+5%), assim como as despesas com serviços veterinários (+3%). Por outro lado, registaram-se descidas nos preços dos lubrificantes energéticos (-2%), das sementes e material de plantação e dos produtos fitofarmacêuticos (ambos -1%).
Preços do leite sobem em quase toda a UE
Em 2025, os preços do leite aumentaram na maioria dos Estados-Membros da União Europeia em comparação com 2024. A única exceção foi a Grécia, onde se registou uma diminuição de 3%. Os maiores aumentos ocorreram na Dinamarca (+21%), na Estónia (+20%) e na Lituânia e Chéquia, ambas com um crescimento de 17%.




