in

Portugueses gastam 200 euros por ano em equipamentos de corrida

Estima-se que ascenda a 1,45 milhões o número de portugueses que são adeptos da corrida, facto que já faz deste o quarto desporto mais praticado em Portugal, de acordo com o estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School. O trabalho revela que, em média, cada atleta gasta 195 euros por ano em vestuário (77 euros) e calçado desportivo (118 euros), estimando em 108 milhões de euros o valor total despendido, anualmente, pelos amantes desta modalidade em equipamentos de corrida.

Através de um inquérito realizado junto de 583 praticantes, o estudo do IPAM traça o perfil dos atletas de uma das modalidades desportivas do momento. 67% dos inquiridos revelam que correm em circuitos urbanos, a maioria (55%) pratica a modalidade duas a três vezes por semana e no topo das motivações para correr está a busca pelo bem-estar, saúde e a manutenção da forma física. Conforto, durabilidade e leveza são, pela respetiva ordem, os fatores mais tidos em conta pelos corredores portugueses no momento de comprar artigos de vestuário e calçado para a prática da modalidade.

O inquérito levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School permite traçar as características-tipo dos runners portugueses: é homem, tem 36 anos, é casado, aufere entre 1.500 e 3.000 euros por mês e possui um curso de ensino superior.

O estudo “Prática da corrida em Portugal” foi realizado por uma equipa de docentes composta por Isabel Machado, Francisco Coelho e Mário Coelho sob a coordenação de Mafalda Ferreira, docente e investigadora do IPAM – The Marketing School e procura analisar as razões, atitudes, preferências e hábitos dos corredores nacionais.

Amazon entra na categoria alimentar na Índia

Bonduelle cresce acima das expectativas