Oiça este artigo aqui:
O Boticário acaba de lançar o projeto Extinto. Assume a forma de cinco fragâncias e o propósito de convidar à reflexão sobre a urgência de preservar a biodiversidade, aliando perfumaria e sustentabilidade.
Não comercializadas, estas fragâncias inspiram-se em biomas que estão a desaparecer devido à poluição e à ação humana. Foram desenvolvidas com recurso a tecnologia headspace, capaz de capturar a chamada “memória olfativa” de ecossistemas intactos antes de sofrerem os impactos da poluição.
Mata de Guanabara (Brasil), uma fragrância vegana, com 93% de ingredientes de origem natural, expressa a frescura da água e o verde exuberante da Baía de Guanabara; Jasmim Sambac (Índia), inspirada na floresta asiática de Sundarbans, combina davana e manjericão para retratar a beleza exótica da região; Madagáscar (África), com notas quentes de baunilha, homenageia as paisagens e as florestas da ilha africana; East Arnhem (Austrália), amadeirada e intensa, representa a riqueza natural da costa norte australiana; e Calábria (Itália), com frescor cítrico e fundo floral-oriental, evoca o contraste entre a beleza da região e a poluição crescente do Mar Mediterrâneo.
“Extinto é uma metáfora poderosa e um passo importante no nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Ao recriarmos os aromas de lugares ameaçados, convidamos à reflexão sobre a urgência de preservar o planeta e reforçar um alerta: ou mudamos os nossos hábitos, ou a beleza — e o cheiro — dos lugares mais bonitos do planeta podem desaparecer. Queremos mostrar que é possível sensibilizar, emocionar e gerar impacto através da inovação e da beleza — e que cada um de nós tem um papel na construção de um mundo mais consciente”, enquadra Rossana Gama, country manager do Grupo Boticário Portugal.
O lançamento desta iniciativa aconteceu esta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. A partir de agora, e até dia 22, a instalação Extinto estará aberta ao público no LX Factory, em Lisboa, com entrada gratuita, proporcionando uma experiência olfativa única e convidando à reflexão sobre a importância da biodiversidade. Depois desta data, poderá ser visitada durante mais duas semanas no Boticário Lab, no CascaiShopping.
Boti Recicla
Complementando esta experiência sensorial, O Boticário lança também em Portugal o programa Boti Recicla, um dos maiores projetos de logística reversa do sector da beleza no Brasil.
Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, responsável pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, serão disponibilizados conjuntos de ecopontos nas lojas para depositar as embalagens vazias das marcas O Boticário, Aura e Quem Disse, Berenice?. A DHL junta-se também, assegurando soluções de logística sustentável e redução da pegada de carbono.
“O Extinto lança uma provocação sensorial e o Boti Recicla é o passo seguinte: transforma consciência numa ação concreta. Queremos tornar a reciclagem de embalagens de cosméticos uma rotina acessível, prática e integrada no dia a dia dos nossos clientes”, reforça Rossana Gama.
Siga-nos no:




