A Nokia vai adquirir a Infinera, fabricante americana de equipamentos de rede ótica, num negócio de 2,3 mil milhões de dólares. Isto coloca a empresa finlandesa no caminho certo, reporta a Reuters, para benificar dos milhares de milhões de dólares que estão a ser investidos em centros de dados para atender ao aumento da inteligência artificial.
O acordo ajudaria a Nokia a ultrapassar a Ciena e a tornar-se o segundo maior fornecedor no mercado das redes ópticas, com uma quota de 20%, atrás da Huawei, que está a beneficiar da presença mínima de empresas ocidentais na China.
Inteligência Artificial
Os fabricantes de equipamentos de telecomunicações, que se debatem com a diminuição das vendas de equipamentos 5G, têm procurado formas de diversificar os seus mercados e entrar em áreas em crescimento, como a IA.
A compra permitirá à Nokia vender mais equipamento a grandes empresas tecnológicas como a Amazon, a Alphabet e a Microsoft, à medida que estas investem milhares de milhões de dólares na construção de novos centros de dados para servir o boom da inteligência artificial.
“A IA está a impulsionar investimentos significativos em centros de dados… um dos principais atractivos desta aquisição é que aumenta significativamente a nossa exposição aos centros de dados“, disse o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, numa entrevista à Reuters.
Os centros de dados utilizam redes de transporte ótico – cabos feitos de vidro que transmitem sinais digitais – para permitir que os dispositivos electrónicos falem uns com os outros.
A Infinera é especialmente forte nas comunicações intra-centro de dados, que se referem às comunicações servidor a servidor dentro dos centros de dados. Este será um dos segmentos de mais rápido crescimento no mercado global de tecnologia de comunicações, disse Lundmark.