in ,

Nestlé negoceia construção de fábrica em Cuba

A multinacional suíça Nestlé está perto de concluir um acordo com o Governo cubano para a criação de uma joint-venture para construir uma fábrica de café, bolachas e outros produtos alimentares, num investimento de 50 a 60 milhões de dólares.

O empreendimento, onde a Nestlé terá 51%, irá localizar-se na zona de desenvolvimento especial de Mariel, a oeste de Cuba. “A ideia é criar uma nova joint-venture para a produção e distribuição destes produtos principalmente para o mercado cubano, mas também com uma ideia de exportação”, adianta Laurent Freixe, responsável da Nestlé na região das Américas. Em particular, o café é ideal para exportação, disse o responsável, apontando o sucesso obtido pela edição limitada do café cubano lançada pela Nespresso no ano passado, que foi o primeiro café cubano vendido nos Estados Unidos da América em mais de 50 anos.

Para além desta fábrica, a Nestlé está a negociar a renovação, por mais 20 anos, da joint-venture já existente para a produção de gelado.

A Nestlé tem sido um dos maiores investidores em Cuba, desde que o país abriu as portas ao investimento ocidental, na década de 90. Para além do já mencionado, a multinacional suíça possui ainda uma outra unidade de água engarrafada e outras bebidas.

A nova fábrica deverá iniciar operações na segunda metade de 2019 e tem por objetivo responder à crescente procura catalisada pelo crescimento do turismo, assim como substituir as importações por produtos locais. Irá empregar 300 pessoas.

As vendas da Nestlé em Cuba cresceram no ano passado, em sintonia com o restante desenvolvimento na América Latina. Segundo Laurent Freixe, foi um crescimento de um dígito.

Sport Zone e JD Sports criam grupo Ibérico de desporto

Jumbo Supermarkten lança supermercado virtual pop-up na esquina de duas ruas