in

Nãm Urban Farm e Delta Cafés aumentam produção de cogumelos a partir da borra do café

Nãm Urban Farm

A Delta Cafés e a startup Nãm pretendem duplicar o número de clientes em Lisboa, até ao final do ano, aumentando a capacidade de produção de cogumelos na Nãm Urban Farm, produzidos a partir da borra do café.

Atualmente com uma capacidade de produção mensal de uma tonelada de cogumelos (equivalente a três toneladas de borra de café), a Nãm Urban Farm passará, a partir de julho, a ter uma capacidade instalada que lhe permitirá produzir, mensalmente, quatro toneladas de cogumelos (correspondente a 12 toneladas de borra de café).

O objetivo é dar resposta ao aumento exponencial da procura de cogumelos Nãm, que já são comercializados para cerca de 100 restaurantes na cidade de Lisboa e, também, ao consumidor final que os pode adquirir diretamente na Nãm.

 

Nãm Urban Farm

De portas abertas em Marvila, Lisboa, há cerca de seis meses, a Nãm Urban Farm é um dos projetos que integram a estratégia de sustentabilidade e boas práticas ambientais da Delta Cafés. Um espaço aberto a qualquer visitante, onde é dada uma nova vida à borra do café para a produção sustentável e consciente de cogumelos que, posteriormente são vendidos à restauração, completando o círculo.

Neste local em Marvila, onde existe ainda uma horta biológica, nasce também um novo espaço de lazer, um social club dirigido a todos aqueles que querem desfrutar de um ambiente descontraído, de uma refeição leve e onde podem degustar os cogumelos ou, simplesmente, saborear um café Delta.

Nãm Urban Farm

 

Inaguração

O anúncio do aumento da capacidade de produção de cogumelos foi feito à margem da inauguração oficial da primeira quinta urbana em Lisboa, a Nãm Urban Farm, e contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Para Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, “a Nãm é um projeto vencedor e que está a criar valor à comunidade, conciliando a economia com a ecologia, que é o maior desafio do nosso tempo. É a prova de que é possível reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo, assente numa produção eco-eficiente e no desenvolvimento de projectos sustentáveis”.

Para Natan Jacquemin, “a boa recetividade da Nãm revela que os cidadãos estão cada vez mais conscientes de que é imperativo construir um futuro mais sustentável e a nossa intenção é crescer no território nacional, através da implementação de quintas urbanas locais”.

A par da comercialização de cogumelos, a Nãm Urban Farm organiza visitas ao espaço como forma de partilhar a paixão pela economia circular, pela agricultura urbana, por um café de excelência e boa comida local. O social club funciona de quarta a sábado, das 14 às 19 hora, na Rua Amorim 11, em Lisboa.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Showroomprive

Showroomprivé fatura mais 50,9%

Auscultadores

Posse de auscultadores aumenta 77%