Mercadona Kiwi GreenSun
in

Mercadona compra 5.000 toneladas de kiwi português

A insígnia é hoje um dos maiores compradores da vimaranense Kiwi GreenSun

A Mercadona duplicou, em cinco anos, a sua aposta no kiwi português, com a compra, só em 2023, de mais de cinco mil toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun, sendo um dos seus maiores compradores.

É a partir da sua sede, em Guimarães, onde a Kiwi GreenSun começou a sua atividade, que os kiwis portugueses são distribuídos, desde 2012, por mais de 600 lojas da Mercadona, primeiro em Espanha e, depois, também em Portugal.

Nos últimos cinco anos, a Mercadona duplicou as suas compras. Em 2019, comprou 2.500 toneladas e, em 2023, cinco mil, o que perfaz um crescimento de 100%. “Tem sido uma relação saudável, que tem vindo a crescer. É um cliente muito exigente em termos da qualidade da fruta e nós temos sido capazes de satisfazer as expectativas e temos crescido bastante”, adianta Vitor Araújo, administrador da Kiwi GreenSun.

Pedro Barraco, diretor de Cadeia Agroalimentar Mercadona, refere que “ao longo dos últimos anos temos vindo a desenvolver parcerias estratégicas baseadas no compromisso com fornecedores portugueses, como é o caso da Kiwi Greensun. A Mercadona tem crescido no número de lojas a nível ibérico e, fruto da estabilidade com a Kiwi Greensun, este aumentou a sua área de produção agrícola e capacidade industrial, gerando assim um contributo positivo para a economia nacional e local”.

 

Kiwi GreenSun

Para dar resposta a este crescimento de forma sustentável, a Kiwi GreenSun tem investido em melhorias na sua fábrica, nomeadamente com a construção de duas novas naves, a modernização das suas linhas de produção e a instalação de painéis solares, que permitem atingir a autonomia energética de maio a setembro.

A Kiwi GreenSun conta com mais de 60 produtores, com plantações distribuídas por cerca de 600 hectares de produção em território nacional, especialmente entre Douro e Minho, uma região com um clima particular, frio no inverno e com temperaturas suaves no verão, o que permite garantir o equilíbrio entre os açúcares e a acidez, assegurando a qualidade e as características diferenciadoras do kiwi.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

InPost logística Tendências

Tendências na logística:  cloud, inteligência artificial, “gémeos digitais” e entregas não domiciliárias

Observador Cetelem 2025 consumo viagens

Viagens lideram intenções de consumo dos portugueses em 2025