MELOM
in

MELOM cresce no sul da Europa

A MELOM escolheu Espanha e Itália como os primeiros destinos para o plano de internacionalização. Depois do “teste” no país vizinho, com um projeto-piloto desenvolvido entre 2018 e 2020 para adaptação do conceito ao mercado espanhol, a opção de crescimento na Europa foi o norte de Itália.

Lançada em 2021 na região de Emília Romana, a insígnia soma já 13 franchisados em cidades como Bolonha, Modena, San Lazzaro e Montagna, entre outras. A estratégia numa fase inicial incluiu a implantação naquela região italiana, para depois expandir passo-a-passo o negócio. O plano de desenvolvimento prevê, em dois anos, uma rede com 40 franchisados na Emília Romana, no prazo de dois a cinco anos a aposta numa nova região com 60 franchisados e, depois, o crescimento para toda a Itália.

Estamos convictos que é uma aposta ganha, tem um mercado muito similar ao português e, por isso, o modelo de negócio não teve que sofrer alterações de fundo. Neste país, não existe uma marca que opere a nível nacional e o mercado das obras em casa é muito atomizado, constituído por micro e pequenas empresas com dificuldades de organização semelhantes às portuguesas”, sublinha João Carvalho, cofundador da MELOM.

 

Internacionalização

A aposta da marca em internacionalizar o conceito nestes dois países do sul da Europa está relacionada com os pontos em comum no mercado de obras e remodelações de imóveis, caracterizado por lacunas na profissionalização, falta de mão-de-obra qualificada e uma ampla desconfiança dos consumidores.

O sector deve evoluir para um contexto profissional onde os processos de orçamentação, adjudicação, obra e sua conclusão são detalhados, claros e precisos. Na MELOM, temos trabalhado neste sentido, proporcionando não só formação, mas disponibilizando tecnologia para ajudar os profissionais do setor e clientes”, acrescenta João Carvalho.

Quanto às diferenças, o responsável aponta a tendência dos consumidores espanhóis e italianos para privilegiar o conforto em detrimento da estética ou design.

Tanto em Espanha como em Itália, o modelo de franchising da MELOM é idêntico ao que está a ser aplicado em Portugal, ou seja, existem dois tipos de franquia, uma vocacionada para renovações integrais e mais orientada para empresas de construção e gabinetes de arquitetura e engenharia e uma outra voltada para pequenas reparações e dirigida aos profissionais que executam eles próprios a obra ou reparação.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

contratação

Comércio grossista e retalhista avança com as projeções de contratação mais ambiciosas

queijo

Limiano, Terra Nostra e a Vaca que ri são as marcas de queijo mais consumidas