A Matoaka, empresa 100% portuguesa que impulsiona a cooperação e o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas, anuncia a finalização do processo de venda da Terra do Bacalhau, empresa portuguesa que construiu uma reputação sólida na indústria do bacalhau a nível nacional e internacional.
Fundada por um casal norueguês, a marca trouxe uma extensa rede de contactos da indústria do bacalhau para Portugal.
Com uma faturação anual de cerca de 2,5 milhões de euros, a empresa foi adquirida pela Firmar, uma das maiores empresas de distribuição de peixe e bacalhau em Portugal, consolidando a relação comercial já existente. A venda foi concluída em cinco meses por um valor na ordem de 5 a 6 vezes o EBITDA da empresa.
“O processo de venda da Terra do Bacalhau reflete a importância de uma abordagem estratégica e personalizada, baseada numa avaliação precisa e alinhada com os resultados reais da empresa. Este é um exemplo do trabalho desenvolvido pela Matoaka, que garante não só a maximização do valor do negócio, mas também a preservação da reputação da empresa, sempre em linha com a visão e os objetivos dos nossos clientes”, afirma Paulo Lima, cofundador e co-CEO da Matoaka.
Katrine Rypeng Jensen, diretora geral da Terra do Bacalhau, declara: “encontrar o parceiro certo era fundamental e com o apoio da Matoaka conseguimos concretizar este objetivo, garantindo que os nossos produtos continuam a chegar à mesa dos consumidores com a mesma qualidade e tradição”.
Ao longo do primeiro ano de atividade, a Matoaka posicionou-se como uma catalisadora de mudança no ecossistema empresarial português, apoiando micro e pequenas empresas na concretização do seu potencial e contribuindo para um mercado mais dinâmico e sustentável.