Oiça este artigo aqui:
A Mars anunciou hoje um novo investimento de 1.000 milhões de euros nas suas operações na União Europeia até ao final de 2026, com o objetivo de reforçar a capacidade de produção, acelerar a inovação e promover a sustentabilidade, tornando a operação europeia mais resiliente e competitiva a longo prazo.
Este novo investimento vem somar-se aos mais de 1.500 milhões de euros aplicados pela Mars nos últimos cinco anos, que foram direcionados para a modernização das suas instalações, o aumento da capacidade produtiva e o avanço na descarbonização da sua cadeia de valor.
A Mars opera atualmente 24 fábricas em 10 países da UE, empregando diretamente 25.000 pessoas. Cerca de 85% dos produtos vendidos na região são fabricados localmente, sendo a UE também um importante centro de exportação para mais de 100 mercados em todo o mundo.
“Apostamos numa visão de longo prazo. Acreditamos na Europa e queremos ver um crescimento contínuo que beneficie os consumidores e as economias da UE”, afirmou Claus Aagaard, diretor financeiro da Mars. “As nossas decisões de investimento visam manter operações de classe mundial, competitivas e alinhadas com as prioridades estratégicas da UE”.
“Para a Mars, não se trata apenas de crescimento”, conclui Claus Aagaard. “Queremos construir uma Mars mais forte e resiliente na Europa, uma empresa que inove mais, crie valor para milhares de fornecedores europeus e tenha um impacto positivo e duradouro nas comunidades onde atuamos”.
Plano de investimento
A nova ronda de mil milhões de euros será aplicada em três áreas prioritárias:
- Modernização da produção – A Mars irá atualizar as suas fábricas para aumentar a eficiência e responder às novas exigências dos consumidores. Um destaque é o investimento de 250 milhões de euros na unidade de chocolate na Polónia, que aumentará a sua capacidade em 63%.
- Sustentabilidade e descarbonização – A empresa está a reduzir a sua pegada ambiental, com projetos como a fábrica de gelados em França totalmente alimentada por energia renovável, e iniciativas no sector leiteiro para cortar emissões de metano.
- Fortalecimento das economias locais – A Mars continuará a trabalhar com parceiros regionais, promovendo o desenvolvimento económico e social. Em França, estão previstos mais de 100 milhões de euros para modernização industrial e apoio ao emprego local.