A cadeia de supermercados alemã Lidl começou a testar o seu serviço Scan&Go através da sua aplicação Lidl Plus, que permite aos clientes digitalizarem o produto na loja a partir do seu telemóvel, sem terem de se deslocar à caixa. Este primeiro teste está a ser realizado numa loja em Neckarsulm, perto da sua sede.
A marca pretende que os consumidores possam fazer as suas compras de forma rápida e ao seu próprio ritmo, convidando-os a passar pela caixa, tanto na modalidade self-pay como na tradicional com os funcionários da loja.
Este serviço pode ser efetuado a partir da própria aplicação do Lidl. O cliente deve ativar a função de digitalização na loja na aplicação, que permite a geolocalização para garantir que as ofertas da loja em questão são aplicadas corretamente. O procedimento é simples: o comprador só tem de digitalizar o código de barras dos produtos selecionados (e não as etiquetas nas prateleiras).
De acordo com o Lebensmittel Zeitung, a função Scan&Go poderá ser implementada a nível internacional, mas os pormenores da expansão deste novo serviço ainda não são conhecidos.