A Casa da Moeda italiana (Istituto Poligrafico e Zecca Dello Stato) uniu forças com a Microsoft Itália para combater a contrafação de vinhos espumantes italianos de renome, começando pelo Prosecco.
A parceria irá tirar partido da inteligência artificial (IA) para desenvolver soluções inovadoras de forma a verificar a autenticidade dos produtos e rastrear as cadeias de abastecimento.
Uma componente fundamental desta colaboração é a criação de um assistente virtual alimentado por tecnologia avançada de IA, incluindo o Azure OpenAI e o Microsoft Copilot.
Esta tecnologia irá analisar os dados dos produtos e detetará potenciais contrafações, salvaguardando a reputação dos produtos italianos a nível mundial.
Um excelente exemplo desta parceria é um projeto com o Prosecco DOC Consortium, guardião do vinho espumante mais popular de Itália.
Chatbot com IA generativa
Com mais de 616 milhões de garrafas produzidas anualmente, 81% das quais são exportadas para todo o mundo, a proteção do Prosecco contra as contrafações é crucial. Para enfrentar este desafio, o consórcio e os parceiros estão a desenvolver um chatbot de IA generativo chamado Brand Protection Assistant.
Esta ferramenta irá capacitar os consumidores, fornecendo informações detalhadas sobre o produto, incluindo a verificação da autenticidade com uma simples fotografia do selo estatal. Os utilizadores também podem saber mais sobre a origem do vinho, o perfil gustativo e as combinações gastronómicas tirando uma fotografia do rótulo.
Este projeto piloto é considerado um modelo para proteger todos os produtos italianos, desde a alimentação à moda, contra a contrafação.