Fortimel
in

IPO do Porto e Fortimel assinalam Dia Mundial da Alimentação com foco na nutrição oncológica

Oiça este artigo aqui:

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e a Fortimel, marca da Danone Nutricia, celebraram o Dia Mundial da Alimentação com uma iniciativa dedicada ao papel da nutrição no tratamento e bem-estar das pessoas com cancro. O evento, que decorreu nas instalações do IPO Porto, juntou especialistas de várias áreas médicas para debater a importância dos hábitos alimentares saudáveis e da abordagem multidisciplinar no acompanhamento oncológico.

A mesa-redonda foi moderada por Marta Costa, diretora médica da Danone Nutricia, e contou com intervenções de Paula Alves, diretora do Serviço de Nutrição do IPO Porto, Isabel Lourenço, nutricionista da instituição, Otília Romano, diretora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, e Ana Paula Santos, diretora do Serviço de Endocrinologia.

Durante a sessão, as oradoras destacaram como a alimentação e a reeducação nutricional podem melhorar a resposta aos tratamentos, reduzir complicações e aumentar a qualidade de vida das pessoas com cancro.

A nutrição deve ser encarada como parte integrante do tratamento oncológico. Uma abordagem centrada na pessoa e que envolva diferentes profissionais é essencial para uma intervenção eficaz e humanizada”, afirmou Paula Alves.

Para Marta Costa, “momentos como este são fundamentais para promover o diálogo entre ciência e prática clínica. O nosso compromisso é apoiar profissionais e doentes com soluções nutricionais baseadas em evidência científica, que façam a diferença em cada etapa do percurso oncológico”.

A iniciativa terminou com um showcooking conduzido pela Chef Tia Cátia, que apresentou receitas do livro “Descomplicar a Nutrição no Cancro”, desenvolvido em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Danone Nutricia. A chef demonstrou como é possível preparar refeições saborosas, equilibradas e adaptadas às necessidades específicas dos doentes oncológicos, utilizando suplementos nutricionais orais.

A alimentação é também uma forma de cuidar. Cozinhar com sabor e propósito é uma maneira de devolver prazer e conforto a quem atravessa momentos difíceis”, sublinhou a Chef Tia Cátia.

O livro de receitas está disponível nos núcleos regionais da LPCC e online, no site nutricia.pt.

Siga-nos no:

Google News logo

mahza-d-brata-bP-o_omXN_4-unsplash

O papel do mobiliário multifuncional na otimização de espaços e no crescimento das vendas do setor

CBRE

CBRE comercializa em exclusivo o projeto logístico Canelas Park, gerido pela Logicor