Oiça este artigo aqui:
O investimento em imobiliário comercial em Portugal totalizou 1,8 mil milhões de euros até ao final do terceiro trimestre de 2025, o que representa um crescimento de 60% face ao mesmo período do ano anterior, segundo o relatório Market Outlook Q3 2025 da Savills. “Após um período de ajustamento de expectativas motivado pela subida das taxas de juro, começam a surgir sinais claros de estabilização do mercado”, avança a Savills.
Só no terceiro trimestre, o volume investido atingiu 572 milhões de euros, mais 50% do que no período homólogo.No acumulado dos primeiros nove meses, o volume médio por transação aumentou 47%, “traduzindo uma maior concentração de capital por operação”. Comparando com a média dos últimos três anos, o volume acumulado cresceu 35%, “sinal de um crescimento consistente do investimento imobiliário em Portugal”.
“O ano de 2025 tem revelado uma performance sólida, marcada pelo crescimento consistente dos níveis de investimento em todos os setores, o que nos permite antecipar que poderá encerrar como o terceiro, ou mesmo o segundo melhor ano de sempre. À semelhança do dinamismo da economia nacional, o mercado imobiliário comercial português continua a captar a atenção de uma base cada vez mais diversificada de investidores globais, com diferentes perfis de capital. Paralelamente, é notório o aumento da liquidez e do apetite por parte dos investidores nacionais”, comenta Pedro Figueiras, Head of Capital Markets da Savills.
Retalho e hotelaria lideram investimento
Entre janeiro e setembro de 2025, os setores de retalho e hotelaria representaram, em conjunto, mais de metade do volume total investido, com crescimentos homólogos de 99% e 21%, respetivamente.
No retalho, os centros comerciais destacaram-se como “a classe de ativos mais dinâmica, ao captarem mais de 500 milhões de euros e reforçarem a maturidade do segmento junto de fundos institucionais e de private equity”.
O segmento de escritórios recuperou protagonismo, suportado por níveis de ocupação estáveis e pela escassez de produto de qualidade em localizações centrais, enquanto o investimento em ativos alternativos, como residências de estudantes ganhou peso, “impulsionado pela procura estrutural em cidades universitárias como Lisboa, Porto e Coimbra”.
Market Outlook Q3 2025
O relatório Market Outlook Q3 2025 da Savills analisa em detalhe as principais áreas de investimento, com destaque para hospitality, escritórios e industrial & logística.
No setor de hospitality, o investimento atingiu 390 milhões de euros, um aumento de 20% face ao mesmo período de 2024. Nos últimos três anos, o investimento cross-border correspondeu, em média, a 80% do volume aplicado em hotelaria, reforçando Portugal como um dos destinos mais procurados na Europa para este tipo de ativo. O Algarve e a Grande Lisboa concentraram a maior fatia desse capital, seguindo-se o Porto e a região Norte.
No segmento de escritórios, o investimento atingiu 235 milhões de euros (13% do total). Embora continue abaixo dos níveis pré-2023, o mercado dá sinais de recuperação, apesar da escassez de produto de qualidade em zonas prime.
Já o setor industrial & logística registou um investimento acumulado de 148 milhões de euros até setembro, superando os volumes totais de 2023 e 2024. “O pipeline de intenções de investimento indica que o setor caminha para alcançar o maior volume de desenvolvimento de sempre”.
Siga-nos no:




