A indústria global de Inteligência artificial (IA) continua a crescer sem sinais de parar tão cedo. Em 2024, espera-se que todo o sector atinja 315 milhões de utilizadores e um valor de 184 mil milhões de dólares, mais 35% do que no ano passado.
O impressionante crescimento de dois dígitos continuará nos anos seguintes, ajudando o mercado de IA não apenas a atingir um valor recorde, mas também a impulsionar o crescimento do PIB global.
De acordo com os dados apresentados pela AltIndex.com, a inteligência artificial poderá acrescentar 9,5% ao PIB mundial até 2030, quase cinco vezes mais do que este ano.
América do Norte verá o maior impacto
Embora a ascensão da inteligência artificial tenha criado um fosso digital entre os países com fortes capacidades de IA e os que não as têm, suscitado preocupações sobre a perda de postos de trabalho, a segurança e a privacidade dos dados, o crescimento da indústria da IA está preparado para ser um motor significativo do PIB global, melhorando a produtividade, racionalizando os processos empresariais, reduzindo os custos e criando novos produtos e serviços.
O inquérito da Statista Market Insights apresentou três cenários do impacto da IA no PIB mundial. Num cenário moderado, o impacto cumulativo das tecnologias e inovações impulsionadas pela IA poderia aumentar a produção económica global em 9,5% até ao final de uma década, ou seja, quatro vezes mais do que este ano.
Num cenário otimista, o impacto da IA será 2% superior e aumentará de 2,44% em 2024 para 11,41% em 2030. Mesmo o cenário conservador prevê que a IA irá impulsionar significativamente a economia global com o impacto cumulativo das tecnologias e inovações impulsionadas pela IA a aumentar a produção económica global em 1,76% em 2024 e depois saltar para 8,81% nos próximos seis anos.
Indústria vale quase 830 mil milhões de dólares em 10 anos
A contribuição significativa da IA para o crescimento do PIB global não é surpreendente, considerando as fantásticas projeções de mercado até ao final de uma década. De acordo com a Statista Market Insights, prevê-se que todo o mercado quadruplique e atinja um valor de quase 830 mil milhões de dólares até 2030.
A aprendizagem automática continuará a ser o maior e mais lucrativo segmento do mercado, prevendo-se que atinja um valor de 503 mil milhões de dólares até ao final da década, ou seja, seis vezes mais do que este ano. Seguem-se o processamento de linguagem natural e a robótica de IA, com aumentos de cinco e três vezes, e avaliações de 156 mil milhões de dólares e 64 mil milhões de dólares até 2030, respetivamente.
Para além do impressionante crescimento das receitas em todos os segmentos de mercado, o mercado da IA irá também alcançar mais utilizadores do que nunca. Com uma estimativa de 70 milhões de novos utilizadores a adotarem a tecnologia todos os anos, o sector da IA poderá atingir quase 730 milhões de utilizadores até ao final da década, contra 315 milhões este ano.