in

Ikea considera restaurantes separados

A crescente popularidade dos restaurantes Ikea fortaleceu a ideia de criar restaurantes longe da sua localização tradicional, dentro de uma loja de móveis. A Ikea Food é uma das divisões de crescimento mais rápido do grupo sueco.

Os restaurantes costumavam ser uma maneira de vender mais móveis nas lojas, porque se um cliente está feliz e gasta mais tempo na loja, podem realmente decidir comprar algo. Apenas recentemente a Ikea percebeu o potencial dos seus restaurantes.

A sua linha de produtos foi expandida e alimentos saudáveis ganharam mais importância, tornando a comida uma das divisões de crescimento mais rápido dentro da empresa. Isso só veio à luz recentemente, porque o seu volume de negócios foi apenas relativamente pequeno. A Ikea vende 650 milhões de refeições por ano, no valor de 1,7 mil milhões de euros em 2016, uma pequena quantia em comparação com o volume de negócios total da empresa em 34,2 mil milhões de euros.

O que levou à expansão da Ikea Food, com mais pratos, um foco na sustentabilidade e alimentos saudáveis. Os preços também foram mantidos baixos, mas sem diminuir a qualidade. Desde que a Ikea implementou essa nova estratégia, a faturação da Ikea Food cresceu 8% a cada ano. 30% dos clientes Ikea diz ainda que o restaurante é a única razão para a sua visita.

A empresa está agora a considerar uma cadeia de restaurantes reais Ikea, no centro das cidades. Isso iria dar a Ikea um alcance muito maior do que o que é capaz de atrair com as suas principais lojas de móveis nos subúrbios.

Decathlon abre primeira loja no Gana

Tesco vende um novo negócio