A IKEA anunciou a próxima fase da sua tecnologia de drones: um sistema melhorado alimentado por IA capaz de funcionar ao lado dos seus colaboradores 24 horas por dia.
Depois de um ano bem sucedido de testes rigorosos no centro de distribuição de Winterslag, na Bélgica, a IKEA está pronta para implementar os seus drones em mais locais durante o próximo ano.
“Os drones da IKEA utilizam um algoritmo baseado em inteligência artificial para identificar e fotografar os locais de armazenamento dos produtos. Além disso, os voos dos drones são pré-programados e utilizam um sistema de posicionamento interior personalizado para navegar nos níveis superiores dos locais de armazenamento (do nível 3 para cima). Equipados com capacidades de deteção de obstáculos, estes drones podem evitar colisões através de um redireccionamento“, afirma Parag Parekh, diretor de Operações Global, IKEA Retail (Grupo Ingka).
A próxima fase irá aumentar ainda mais a eficiência operacional, automatizando a tarefa demorada e fisicamente exigente da recolha de stock, que normalmente é realizada pelos funcionários. Esta mudança não só libertará os funcionários para melhorar a experiência do cliente, como também permitirá à IKEA gerir o stock de forma mais rápida, precisa e exata.
Em 2021, a IKEA lançou uma colaboração inovadora com a Verity, um fornecedor de inteligência artificial e robótica, para desenvolver uma solução com drones totalmente autónomos para as suas lojas. O primeiro drone descolou na IKEA Suíça e, atualmente, mais de 250 drones estão a operar em 73 locais em nove países.