Oiça este artigo aqui:
A Mango anunciou a nomeação de Helena Helmersson, antiga CEO do Grupo H&M, como novo membro independente do seu conselho de administração.
A decisão, que reforça o modelo de gestão profissionalizada da empresa, enquadra-se na ambição global da Mango e no plano estratégico 4E para o triénio 2024-2026.
Helena Helmersson traz consigo mais de 20 anos de experiência na indústria da moda, tendo desempenhado funções de liderança no Grupo H&M, incluindo a de CEO entre 2020 e 2024, com responsabilidade pelas áreas de sustentabilidade, produção e operações globais. Atualmente, preside ao conselho da Circulose e é membro dos conselhos da On Holding AG e da Quizrr.
“Damos as boas-vindas a uma profissional excecional”, afirmou Toni Ruiz, chairman e CEO da Mango, sublinhando que a sua “ampla visão internacional e vasta experiência na indústria da moda nos levarão, sem dúvida, a novos patamares”.
Conselho reforçado
Com esta nomeação, o conselho de administração da Mango passa a contar com seis membros independentes, além dos quatro executivos, numa composição que integra nomes como Jordi Canals (IESE), Marc Puig (Puig) e Manel Adell (ex-Desigual). Esta estrutura reforça a governança e a estratégia de crescimento da insígnia espanhola.
Helena Helmersson destacou o seu entusiasmo por integrar a Mango. “Sinto-me honrada e entusiasmada por fazer parte da viagem de crescimento da Mango. Estão a levar a marca a novos mercados, com um forte compromisso com a sustentabilidade. Estou muito inspirada para contribuir para o sucesso futuro”.
Plano Estratégico 4E
A nomeação insere-se na execução do Plano Estratégico 4E 2024-2026 da Mango, centrado em quatro pilares: expansão global e aumento das vendas, excelência na proposta de valor, ecoeficiência e sustentabilidade e experiência omnicanal e inovação.
A marca encerrou 2024 com mais de 3.300 milhões de euros de volume de negócios, presença em mais de 120 mercados e um terço das vendas oriundas do canal online.