“Primeiro Muda: Transformação Preventiva, Liderança Ativa” é o mote da primeira conferência promovida pela revista Grande Consumo, que celebra em 2025 duas décadas como meio independente de referência no setor do retalho, consumo e indústria em Portugal.
O evento realiza-se a 22 de outubro de 2025, no Taguspark, e reunirá alguns dos principais decisores do mercado para discutir o futuro do grande consumo, a inovação e a liderança em tempos de transformação.
Pensar o futuro do setor
A tarde de trabalho será aberta por Bruno Farias, diretor da Grande Consumo, e Eduardo Correia, CEO do Taguspark, sublinhando o papel da inovação e da colaboração como motores do desenvolvimento económico e social.
Segue-se a intervenção de Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da NielsenIQ, que fará uma retrospetiva dos 20 anos de Grande Consumo, analisando as grandes disrupções e tendências que marcaram o setor nas últimas duas décadas.
Às 15h30, o painel “Do analógico ao algorítmico: a evolução do Grande Consumo”, moderado por Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, reunirá líderes de empresas que representam diferentes geografias e modelos de negócio:
- Mário Costa, diretor-geral do Intermarché (ITMI)
- Isabel Balsas, Country Manager da Normal
- João Castanheira, diretor comercial da Nestlé
- Afonso Cruzeiro, Go to Market Director da L’Oréal
Espelho meu, espelho meu…
Após um coffee break às 16h15, a conferência retoma com a intervenção de Marta Santos, Country Manager Portugal da Worldpanel by Numerator, com o tema “Espelho meu, espelho meu… que futuro posso esperar eu?”, dedicada à evolução do comportamento do consumidor português.
O segundo grande painel da tarde, moderado por Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, colocará a questão: “Que salto dará o mundo do grande consumo nos próximos anos?”
Entre os oradores confirmados estão:
- Alexandra Borges, diretora-geral de compras do Lidl
- Inês Salgado, Head of Glovo Brands Ads da Glovo
- Sandra Vera Cruz, Country Manager da Mondelez Portugal
- Rui Carmona, diretor-geral da Vileda para Espanha e Portugal
O encerramento dos trabalhos contará com uma conferência inspiracional de Boris Planer, embaixador do Zukunftsinstitut Frankfurt, intitulada “O futuro das coisas e das não-coisas: como os consumidores moldarão o futuro do retalho” — uma reflexão sobre os novos paradigmas de consumo, propósito e valor.
20 anos de história, um brinde ao futuro
O evento terminará com o bolo de aniversário e brinde à Grande Consumo. Com esta conferência, a Grande Consumo reforça a sua missão “de ser uma plataforma de conhecimento, debate e inovação, reunindo líderes e especialistas para pensar o futuro do setor e celebrar duas décadas de compromisso com a informação económica e empresarial de qualidade“.