Friday Chic Gin é um novo gin português recentemente chegado ao mercado nacional, depois de um “soft launch” em Londres, palco dos mais famosos gins.
São cinco os botânicos que o compõem: zimbro, cardamomo, pétalas de rosa, flor de laranjeira, infusão de frutas tropicais e folha de videira de Baga, a casta rainha da Bairrada, berço do Friday Chic Gin. Nota para o facto de ser produzido em ambiente vitivinícola e com recurso às águas que brotam nas Termas da Curia, em Anadia.
O Friday Chic Gin é floral e frutado, revelando ligeiras notas cítricas que advêm da flor de laranjeira e nuances de frutas tropicais, como maracujá, manga e papaia. A folha de videira confere-lhe um toque ligeiramente adstringente, típico da Baga, característica que é equilibrada pelo zimbro e pelo cardamomo. Tem um final de boca macio e suave, influenciado pelas pétalas de rosa.
Com um perfil gustativo alargado, adapta-se a uma grande variedade de cocktails, cumprindo igualmente o desafio de se beber puro ou com água lisa. É também um excelente parceiro à mesa, a acompanhar refeições. Esta à venda em super e hipermercados por 28 euros.
Idealizado e produzido em Portugal, a “roupagem” do Friday Chic Gin é bastante internacional. O conceito e o design da garrafa tem a assinatura de um dos mais conceituados gabinetes da Europa, com o intuito de ser também uma bonita peça decorativa. A garrafa é produzida em Espanha, de onde viaja até à Polónia para ser pintada; a tampa, em madeira preta e branca e serigrafada a laser, vem de Itália.
“De Portugal para ícone mundial do gin“, é esse o objetivo da empresa de bebidas Caves da Montanha, produtora do Friday Chic Gin. Com mais de 70 anos de história, é detentora de uma vasta experiência na destilação de bebidas, entre elas o gin. Chegou a produzir com marca própria – Montanha Dry Gin -, estratégia que foi substituída pela produção para outras empresas, cujas marcas se impõem atualmente no mercado.