Oiça este artigo aqui:
Em 2024, as principais insígnias da grande distribuição em Portugal publicaram um total de 1.044 folhetos promocionais, segundo dados do serviço e-Foliotrack, da Marktest.
Este número representa um crescimento de 3,6% face a 2023, ano em que se haviam registado 1.008 folhetos. Ainda assim, o valor mantém-se abaixo do recorde de 2022, em que foram lançados 1.111 folhetos.
Continente lidera em folhetos e inserções
O Continente foi a insígnia que mais apostou neste formato promocional, com 20% do total de folhetos lançados em 2024. Seguem-se o E.Leclerc, com 17%, e o Pingo Doce, com 15%. Na quarta posição surge o Intermarché, que registou um crescimento expressivo, subindo para 13% dos folhetos publicados, trocando de posição com o Lidl, que ficou com uma quota de 11%.
Em termos relativos, o Intermarché foi a insígnia com maior crescimento percentual em número de folhetos, com um aumento de 23% face a 2023.
No que diz respeito ao número de inserções, ou seja, ao total de páginas ou blocos promocionais efetivamente publicados, houve uma quebra de 4,5% face ao ano anterior. Esta tendência indica que as insígnias estão a lançar mais folhetos, mas cada um com menos inserções, sugerindo uma abordagem mais segmentada ou menos densa em termos promocionais.
Ainda assim, o Continente manteve a liderança neste indicador, com 26% das inserções, seguido do Pingo Doce (20%) e do E.Leclerc (17%). Estes três retalhistas foram responsáveis por mais de metade do total de inserções promocionais.
Inserções sem promoção crescem quase 20%
Outro dado relevante é o aumento das inserções sem promoção associada: em 2024, 25% das inserções em folheto não continha descontos ou campanhas promocionais específicas, o que representa um crescimento de 19,5% face a 2023, quando representavam apenas 20%.
Este dado pode indiciar uma estratégia de reforço da comunicação institucional ou de marca por parte dos retalhistas, mesmo em suportes tradicionalmente orientados para a promoção de preço.
Intermarché e El Corte Inglés impulsionam inserções
A análise destaca ainda o desempenho do Intermarché e do El Corte Inglés, que registaram os maiores crescimentos no número de inserções, com subidas de 15% e 12%, respetivamente.