economia social
in

Europeus valorizam economia social e pedem mais apoio a este modelo

Oiça este artigo aqui:

Três em cada quatro europeus reconhecem a importância da economia social para o bem-estar da sociedade, revela o novo Eurobarómetro Especial divulgado pela Comissão Europeia. O estudo mostra um forte consenso entre os cidadãos sobre o papel central que as organizações da economia social desempenham no apoio às pessoas, às comunidades e ao meio ambiente, bem como na resposta a desafios sociais cada vez mais complexos.

As conclusões do inquérito são avassaladoras: 75% dos europeus consideram que a economia social é essencial para o futuro coletivo, e a maioria defende um reforço das políticas públicas de apoio a este setor. Entre as medidas mais valorizadas destacam-se o apoio direto às organizações (88%), ações de sensibilização (86%), ajuda à criação de novos projetos (86%) e financiamento público (80%).

O estudo indica igualmente que a visão dos europeus sobre o papel das empresas está a evoluir. Cerca de 93% acreditam que os negócios devem orientar-se por valores da economia social, privilegiando objetivos sociais e ambientais, redistribuindo lucros e adotando modelos de governação democráticos.

Nos últimos cinco anos, metade dos cidadãos europeus teve algum tipo de contacto com a economia social, seja através do voluntariado (18%), de donativos (18%) ou enquanto consumidores de produtos e serviços (15%). Além disso, um em cada três europeus afirma beneficiar diretamente das atividades destas organizações em áreas como a educação, a formação e a habitação.

Siga-nos no:

Google News logo

Ecolabel

EU Ecolabel: a ferramenta europeia que simplifica a compra pública sustentável

Ana Paula Barbosa NielsenIQ

Ana Paula Barbosa: “A melhor forma de prever o futuro é inventá-lo”