Electrão Todos pelo IPO 2023
in

Electrão volta a promover “Todos pelo IPO”

As pilhas e os equipamentos elétricos usados que forem entregues para reciclagem nos mais de nove mil pontos da rede Electrão vão ser transformados num apoio financeiro a atribuir ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

Regressa, assim, mais uma edição da iniciativa “Todos pelo IPO”, no ano em que o IPO Lisboa completa 100 anos. O Electrão volta a associar-se à instituição na dinamização desta campanha que decorrerá até ao dia 31 de dezembro “e que se quer com grande dinamismo, em data tão especial de centenário”.

Os grandes eletrodomésticos recolhidos pelo Electrão porta-a-porta, na Área Metropolitana de Lisboa, também serão contabilizados para os resultados da campanha, durante o período em que decorre a iniciativa. Os pedidos podem ser feitos através do número de telefone gratuito 800 262 333.

Poderão associar-se, igualmente, a esta campanha empresas de todo o país, com a dinamização de ações internas para reunir pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados. A recolha poderá ser solicitada ao Electrão.

“Ao voltar a dar as mãos ao IPO Lisboa, no âmbito desta campanha, o Electrão reforça a sua missão que é também a de proteger a saúde de todos. Paralelamente, continuamos a defender o ambiente e a incentivar o correto encaminhamento de pilhas, baterias e equipamentos elétricos para reciclagem”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

 

37 mil euros doados ao IPO

Em 2022, a campanha permitiu reunir um apoio global de 37 mil euros, que o IPO Lisboa canalizou para a aquisição de material cirúrgico de instrumentação, essencial à atividade assistencial. O valor a atribuir em 2023 “dependerá das quantidades recolhidas e será também utilizado para a aquisição de equipamento médico, de forma a reforçar a qualidade de prestação de cuidados de saúde”, detalha o Electrão.

No ano passado, a colaboração de 265 empresas, que dinamizaram várias ações no âmbito das suas políticas de responsabilidade social e ambiental, foi fundamental para os resultados da campanha, que permitiu recolher um total de 156 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados. Mais informações sobre a campanha podem ser consultadas na página oficial do Electrão ou no site do IPO Lisboa.

“Para o IPO Lisboa, esta campanha representa uma combinação de valores essenciais, não só pela importância de uma correta reciclagem destes materiais, para a saúde e o ambiente, mas também pelo benefício que esta recolha traduzirá para os doentes”, resume, por sua vez, Eva Falcão, presidente do IPO Lisboa.

 

Revalorização é fundamental

As pilhas, baterias e os equipamentos elétricos usados que não são corretamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, já que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos. É, por isso, fundamental que estes aparelhos sejam encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Reino Unido

82% dos shoppers no Reino Unido já encontrou produtos fora de stock nos supermercados

Klarna crescimento retalho

Klarna atinge 100 milhões de utilizadores europeus