Oiça este artigo aqui:
“Para onde vai a reciclagem?”. Essa é, simultaneamente, uma das grandes dúvidas da atualidade e o título documentário apresentado pelo Electrão no ano em que assinala 20 anos de atividade.
A estreia está marcada para dia 28 de setembro, às 18h00, na RTP2, sendo que o filme ficará disponível, assegura a Electrão, na RTP Play durante três meses.
O filme dá a conhecer os grandes desafios associados à reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados – três fluxos geridos pelo Electrão que, em 2024, passou também a participar no sistema de gestão de plásticos de uso único.
“Com este documentário pretendemos contribuir para uma mudança de comportamentos e reforçar a importância do envolvimento de todos no cumprimento das metas de recolha e reciclagem a que o país está obrigado”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.
O caminho certo (e o errado) da reciclagem
O documentário ilustra o percurso dos resíduos que são encaminhados corretamente e revela o que se perde quando isso não acontece.
Foca, de forma muito clara, o impacto das escolhas dos cidadãos, evidenciando a necessidade de responsabilização e o envolvimento individual na proteção do ambiente e do planeta.
A produção inclui testemunhos de diversos intervenientes da cadeia de valor: operadores, académicos, ambientalistas, autoridades e representantes da administração central.
O documentário, produzido pelo Electrão, foi realizado pela Plural, com direção de Margarida Moura Guedes e a colaboração da jornalista Isabel Lindim. A locução é da atriz Inês Castel-Branco.
Siga-nos no: