O projeto Duorum apresenta duas novas colheitas da sua marca Tons de Duorum, o branco e rosé de 2023. Estes vinhos refletem todo o terroir da região duriense em que as vinhas se inserem, no Douro superior, em socalcos com diferentes altitudes, entre os 150 e os 500 metros.
Colheita de 2023
São ambos vinhos leves, de 12% (no caso do rosé) e de 12,5% (no caso do branco), marcados pela fruta e por uma acidez equilibrada e bom final de boca. O Tons de Duorum branco foi feito com castas variadas (Arinto, Rabigato, Moscatel Galego Branco e Códega do Larinho) e tem cor amarela citrina, condizente com as notas de citrinos que dominam o aroma intenso do vinho. A acidez está marcadamente presente e o final de boca é fresco e persistente.
Já o Tons de Duorum rosé conjuga as três castas mais representativas do Douro na sua génese – Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. De cor salmão, o aroma é marcado por frutos vermelhos e notas vegetais, resultando num vinho com volume, acidez equilibrada e final de boca prolongado.
Vinhas
São duas as novas colheitas deste projeto criado em 2007, “com o objetivo de produzir vinhos de elevada qualidade, ancorados numa prática de viticultura sustentável, e que é casa de vinhos bem conhecidos como Duorum Colheita ou de raridades como O’Leucura”. As vinhas da Duorum, localizadas na região do Douro Superior, “num terroir excecional e protegido”, estão erguidas em socalcos com diferentes altitudes, entre 150 a 500 metros, e têm plantadas apenas castas autóctones.