“Planeamos uma maior expansão da área de conveniência, na qual a nova estratégia da empresa assenta”

Midsid Cash&Carry

A Midsid, empresa pertencente ao Grupo Logista, um dos maiores operadores logísticos da Europa, inaugurou a sua primeira loja cash & carry, junto às suas instalações, em Alcochete. Com um volume de faturação de 660 milhões de euros em 2022, o maior distribuidor de produtos de tabaco e conveniência em Portugal ambiciona um crescimento de 30% para este ano. A abertura da loja faz parte do plano de expansão da área de conveniência e configura uma resposta aos novos hábitos de consumo surgidos após a pandemia. Desta forma, a Midsid passa a oferecer uma experiência de compra completa, experiência esta que será reforçada com a abertura de mais seis lojas, nos próximos 12 meses.

Manuel Aguiar não tem dúvidas: hoje, mais do que nunca, existe a necessidade de estar presente para o cliente de todas as formas. E foi este motivo que esteve na base da abertura da primeira loja cash & carry da Midsid, empresa do Grupo Logista dedicada à distribuição de tabaco e produtos de conveniência, que acaba de inaugurar este espaço junto às suas instalações, em Alcochete. “Para estarmos em todos os canais de contacto com os nossos clientes, sentimos que fazia todo o sentido desenvolver uma loja que funcione também como uma montra para o cliente. Deste modo, além dos canais tradicionais, como o vendedor, o call center ou a loja online, todos os clientes podem vir visitar-nos e escolher tudo o que pretendem nesse exato momento”, introduz o diretor geral do Grupo Logista.

A abertura desta primeira loja faz parte de um plano de expansão que prevê mais seis, nos próximos 12 meses, em várias zonas do país. Esta é uma aposta clara e estratégica da Midsid, que sentiu necessidade de se adaptar para dar melhor resposta à evolução das tendências e hábitos de consumo. “Se antes o que funcionava era ir porta a porta falar com cada cliente, e depois passou a haver um crescendo de procura nas lojas online, agora é o momento de unificar as estratégias mais digitais com as mais personalizadas”, sublinha Manuel Aguiar. “Após a pandemia, começámos a assistir a novos hábitos dos consumidores, que começaram a preferir adquirir os seus produtos online. Mesmo após o fim das limitações, essa preferência permanece, embora alguns clientes tenham voltado às lojas. Hoje, estamos perante um comportamento misto dos clientes, ao qual sentimos a necessidade de nos adaptar, e criámos a oportunidade de oferecer uma experiência unificada, ou seja, dentro da mesma empresa, conseguimos oferecer um canal de vendas online e físico, com a abertura da nossa loja cash & carry. Sentimos que fazia sentido desenvolver uma loja que seja mais uma ferramenta para chegar ao consumidor”.

 

“Para estarmos em todos os canais de contacto com os nossos clientes, sentimos que fazia todo o sentido desenvolver uma loja que funcione também como uma montra para o cliente. Deste modo, além dos canais tradicionais, como o vendedor, o call center ou a loja online, todos os clientes podem vir visitar-nos e escolher tudo o que pretendem nesse exato momento”

 

“Preços mais acessíveis”

Com cerca de 15 mil clientes em Portugal, tais como cafés, restaurantes, gasolineiras, tabacarias, lojas de conveniência e de proximidade, entre outros, a Midsid conta com uma vasta experiência no sector da distribuição e orgulha-se da “estreita relação” com o retalho, posicionando-se como “parceiro-chave” para fabricantes que pretendam ter uma abordagem rápida e assertiva ao mercado português. Através desta aposta estratégica, a Midsid garante um acesso, “de forma rápida e conveniente”, a diversas categorias de produtos, tais como produtos alimentares e confeitaria, bebidas, tabaco e acessórios, assim como uma gama de produtos premium, que vem complementar o portfólio, como as bebidas alcoólicas e os charutos, num total de mais de duas mil referências.

 

Manuel Aguiar, diretor geral do Grupo Logista
Manuel Aguiar, diretor geral do Grupo Logista

 

O canal Horeca, empresas de catering e de retalho no geral poderão ser, no entender de Manuel Aguiar, os maiores beneficiários destes espaços cash & carry, que também estarão abertos a todo o público, podendo os clientes individuais “encontrar preços mais acessíveis do que noutras superfícies comerciais”.

 

A Midsid é o maior distribuidor de produtos de tabaco e conveniência em Portugal e contou com um volume de faturação de 660 milhões de euros no ano de 2022. Para este ano, ambiciona um crescimento de 30%

 

Sinergias

Esta primeira loja encontra-se nas instalações do Grupo Logista, em Alcochete, estando inserida no armazém da Midsid. Deste modo, geram-se sinergias como o baixo custo de operação, armazenamento e otimização do espaço e o cardex completo de produtos, avança Manuel Aguiar. O Grupo Logista é um dos maiores operadores logísticos da Europa e é especializado na distribuição em canais de proximidade. Serve regularmente cerca de 200 mil pontos de venda em Espanha, França, Itália, Portugal, Países Baixos e Polónia e proporciona acesso ao mercado para uma vasta gama de produtos de conveniência, farmacêuticos, recargas eletrónicas, livros, publicações, tabaco e lotarias, entre outros.

A Midsid é o maior distribuidor de produtos de tabaco e conveniência em Portugal e contou com um volume de faturação de 660 milhões de euros no ano de 2022. Para este ano, ambiciona um crescimento de 30%. “A nossa área com maior volume de faturação é, sem dúvida, a do tabaco, no entanto, planeamos uma maior expansão da área de conveniência, na qual a nova estratégia da empresa assenta”, assegura o diretor geral do Grupo Logista. “Como ‘player’ relevante que somos no mercado, o nosso maior desafio será tornarmo-nos especialistas nalgumas categorias, oferecendo o maior e melhor serviço aos nossos clientes e parceiros”.

A visão é muito clara, garante Manuel Aguiar. Passa por uma aposta clara na diversificação e crescimento do negócio, tanto de forma orgânica, como via novas aquisições.

 

Este artigo foi publicado na edição N.º 84 da Grande Consumo.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Luís Gama, Chief Marketing Officer da Unicre

“O nosso grande objetivo é garantir que os nossos clientes não perdem uma única venda”