Oiça este artigo aqui:
A Dachser registou um crescimento significativo em 2024, ultrapassando a marca dos oito mil milhões de euros (8,027 mil milhões de euros) e alcançando um aumento de 13% nas vendas.
A empresa também apresentou aumentos notáveis em diversos sectores-chave, destacando-se o número de colaboradores (+3.300), as localizações (+56) e o espaço de armazenamento (+720 mil metros quadrados), em comparação com o ano anterior.
Este crescimento deve-se, em grande parte, às aquisições da Dachser & Fercam Italia, da Frigoscandia e da Brummer, processos com um impacto significativo no balanço de 2024. Sem considerar estas aquisições, o crescimento da Dachser situar-se-ia nos 4,7%, em comparação com o ano anterior.
Entre os fatores de crescimento, destacam-se a resiliência da rede europeia de grupagem e o aumento das taxas de frete aéreo e marítimo. Os volumes transportados aumentaram 7,6%, para 83,2 milhões de envios, e a tonelagem cresceu 10,2%, para 44,1 milhões.
Para alcançar um desenvolvimento mais dinâmico, a multinacional necessitava, contudo, dos impulsos de crescimento da Alemanha e da Europa. “Os custos elevados, a fraca produção empresarial e o declínio do consumo privado também afetaram a nossa atividade. Ao mesmo tempo, as múltiplas crises que enfrentamos atualmente em todo o mundo são um teste de resistência constante para os nossos clientes e, por conseguinte, também para nós”, afirma Burkhard Eling, CEO da Dachser.
Investir em tempos de crise reforça a competitividade
Em 2024, a Dachser duplicou o investimento para 490 milhões de euros, em comparação com o ano anterior, em aquisições de empresas, localizações, mão de obra, digitalização e medidas de proteção climática, como a expansão da mobilidade elétrica.
A multinacional tem previstos, agora, em 2025, investimentos adicionais de quase 400 milhões de euros para a rede Dachser. “Quem atuar em tempos de recessão e investir de forma inteligente e consistente terá o vento a seu favor na próxima fase de expansão”, afirma Burkhard Eling. “Graças a esta política empresarial contracíclica, saímos mais fortes e competitivos das crises passadas”, acrescenta.
Em 2024, o número de colaboradores aumentou em mais de 3.300, para cerca de 37.300, e o número de localizações cresceu em 56, totalizando agora 433 em todo o mundo. Mais uma vez, estes números refletem as aquisições realizadas no ano anterior em Itália, no norte da Europa, na Alemanha e na Áustria. Além disso, a joint venture no Japão, lançada em 2024, foi também incluída pela primeira vez.
Desenvolvimento da atividade em detalhe
A área de negócio Road Logistics, na qual a Dachser combina o transporte e o armazenamento de bens industriais e de consumo (European Logistics), bem como o de alimentos (Food Logistics), aumentou o seu volume de negócios em 10,9%, para 6,4 mil milhões de euros em 2024. A linha de negócio European Logistics aumentou o volume de negócios em 8,1%, para 4,8 mil milhões de euros. Já o número de envios cresceu 6,5% e a tonelagem 2,8%.
A atividade das unidades de negócio europeias foi marcada por uma forte pressão dos custos em sectores-chave, uma crescente sensibilidade dos clientes aos preços e uma concorrência acrescida, devido à fraca procura de transportes e armazenamento. “O facto de termos conseguido crescer, não só através de aquisições, mas também organicamente, num mercado estagnado, demonstra a confiança dos nossos clientes na elevada fiabilidade e qualidade da nossa rede”, conclui Burkhard Eling.