in

Custos logísticos continuam a aumentar a nível global

Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

Os custos logísticos estão a aumentar de forma significativa em praticamente todas as regiões do mundo, de acordo com um novo relatório divulgado pela Ti Insight e Transport Intelligence. O estudo destaca que, apesar de alguma desaceleração pontual, a tendência de subida nos preços logísticos mantém-se, impulsionada por fatores como a escassez de mão de obra, a subida dos preços dos combustíveis e a incerteza geopolítica.

Segundo os analistas da Ti Insight, a maioria das empresas está a reportar aumentos de dois dígitos nos custos operacionais logísticos, tanto em armazéns como no transporte terrestre e marítimo. Este fenómeno é particularmente notório na América do Norte e na Europa, mas também começa a sentir-se com maior intensidade em regiões da Ásia-Pacífico.

Apesar de alguns mercados terem registado uma descida temporária nos custos durante o início de 2024, impulsionada por uma ligeira normalização nas cadeias de abastecimento pós-Covid, o relatório alerta para uma inversão dessa tendência na segunda metade do ano. O regresso de níveis elevados de procura por serviços logísticos, aliado à escassez de capacidade e ao aumento do custo do trabalho, tem vindo a reacender a pressão sobre os preços.

A instabilidade política e económica global — desde os conflitos no Mar Vermelho às tensões comerciais entre potências — acrescenta uma camada de volatilidade que dificulta previsões precisas, obrigando os operadores logísticos e retalhistas a repensar as suas estratégias de sourcing e distribuição. O investimento em automação, digitalização e planeamento estratégico a longo prazo é apontado como uma resposta necessária para mitigar riscos e preservar margens.

Num cenário cada vez mais incerto, os especialistas alertam que a resiliência das cadeias de abastecimento dependerá da capacidade de adaptação das empresas à nova realidade de custos mais elevados, maior exigência tecnológica e volatilidade estrutural dos fluxos globais.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

farmaceutico

IQVIA promove Top Farmácia Comunitária para premiar sector farmacêutico

Grupo Tendam

Multiply compra Tendam e reforça aposta no retalho de moda