Oiça este artigo aqui:
A CriteriaCaixa, holding que gere os ativos empresariais da Fundação la Caixa, chegou a um acordo de princípio para adquirir uma participação na Europastry, através de um aumento de capital.
A incorporação da CriteriaCaixa como acionista significativo, com cerca de 20%, deverá ser formalizada nas próximas semanas.
Esta aliança tem como objetivo “impulsionar o crescimento da empresa especializada no sector das massas de padaria congeladas, acelerar a sua expansão global e reforçar a sua aposta na inovação e na excelência produtiva“, lê-se em comunicado.
Desta forma, a Criteria “reforçará a sua estratégia de diversificação, ganhando exposição no sector alimentar e tendo um impacto direto no potencial de uma empresa líder. Além disso, esta transação reforça a estratégia a longo prazo da Europastry“.
Expansão da Europastry
Com um volume de negócios de 1.506 milhões de euros em 2024, um EBITDA de 237 milhões de euros e um investimento de 124,4 milhões de euros em I&D e tecnologia, a Europastry encontra-se num momento-chave para dar o próximo passo no seu desenvolvimento. Por este motivo, esta operação enquadra-se na estratégia da CriteriaCaixa de procurar opções de investimento com um foco de longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento do tecido industrial.
Este investimento faz parte da carteira de private equity da Criteria, que deverá atingir um valor de quatro mil milhões de euros até 2030. Atualmente, a CriteriaCaixa gere uma carteira de 30,4 mil milhões de euros e espera atingir 40 mil milhões de euros até 2030.