Em 12 anos, a Coviran consolidou a sua posição no mercado português, contando atualmente com 229 sócios e mais de 280 pontos de venda em todos os distritos do país, o que, segundo a insígnia, permite manter uma posição relevante no ranking nacional por número de supermercados.
A Coviran é já “uma referência no sector alimentar, com um crescimento sustentado em vendas e um modelo de negócio diferenciador, que converte a insígnia na única cooperativa de supermercados de proximidade do país“, afirma em comunicado.
No passado dia 20 de fevereiro, teve lugar um encontro entre o presidente do conselho reitor e o comité de direção da cooperativa com os membros do conselho social português e a equipa diretiva nacional. Durante o mesmo, foram revistas as questões sociais e estratégicas mais importantes da cooperativa. O presidente, José António Benito Díaz, recordou que “a Coviran é a única empresa de economia social em Portugal, uma cooperativa de distribuição, um modelo empresarial centrado nas pessoas, sustentado pelos valores cooperativos de auto-ajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação pela comunidade, que pode reduzir a desigualdade e criar prosperidade partilhada”.
Logística
A Coviran dispõe de três plataformas logísticas em Sintra, Vila do Conde e Algoz, o que permite dar resposta às necessidades dos associados. No total, mais de 1.800 colaboradores trabalham nas lojas e centros logísticos da insígnia.
José António Benito Díaz, destaca de forma positiva o “esforço e compromisso” dos sócios e colaboradores em Portugal. “São a peça-chave para enfrentar os desafios atuais com esperança e olhar para o futuro com otimismo“.
O responsável afirma que a Coviran Portugal “não só consolidou a sua posição no mercado 12 anos após a sua implementação, como também deu um grande passo em frente na projeção da sua imagem entre os consumidores, colocando sempre as pessoas no centro das decisões, como agora, com a adoção de iniciativas para contrariar os efeitos dos aumentos de preços”.
2022
De acordo com a empresa, as previsões de fecho do exercício confirmam a solidez do modelo de proximidade dos supermercados Coviran em Portugal, que impulsionaram o volume de faturação com o incremento das vendas dos produtos alimentares secos, produtos de marca própria e alimentos frescos.
A estratégia de fidelização de clientes também tem contribuído para isso, através do Clube Família Coviran, ao qual os clientes continuam a aderir para descontos e ofertas personalizadas. As redes sociais também desempenham um papel fundamental para fortalecer a presença e notoriedade da insígnia entre os consumidores: em 2022, registou o maior crescimento de seguidores nos canais Facebook, Instagram e Linkedin.
Em 2022, foram inaugurados supermercados nos distritos de Lisboa, Faro, Setúbal, Porto, Leiria, Beja e Aveiro, um dos quais Coviran Plus.
Formação
Outra das prioridades à qual a Coviran tem dado especial atenção, nos últimos anos, é à formação dos sócios e colaboradores. A atividade da Escola de Comércio de Sintra intensificou-se nos últimos dois anos, com a maioria dos cursos a serem ministrados via online.
Em 2022, passaram pelas salas de aula centenas de alunos, dos quais 40% era sócio. As formações foram ministradas, na sua maioria, sobre temas relacionados com gestão de empresa, atendimento personalizado, informática, técnicas de marketing, secretariado e seminários promovidos por fornecedores e fabricantes.