“Transição Digital e Cibersegurança na Cadeia de Abastecimento Alimentar” é o mote da conferência organizada pela FIPA, em conjunto com a APED e CONFAGRI, que se realiza no dia 11 de fevereiro, a partir das 10h30, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A conferência leva ao palco do Auditório Principal da Lisbon Food Affair (FIL – EXPO) duas sessões de reflexão dedicadas aos temas da atualidade:
- “O uso de dados na gestão de culturas”
- “Desafios e oportunidades da transformação digital no setor agroalimentar”
Os principais desafios do setor relacionados com o impacto da cibersegurança no setor agroalimentar serão também analisados no painel de discussão, em formato de mesa-redonda.
Temas
Ao longo da manhã um conjunto de oradores vai debater o tema em foco – “Transição Digital e Cibersegurança na Cadeia de Abastecimento Alimentar” – e apresentar as principais tendências e os temas estratégicos, entre os quais, o novo regime jurídico de cibersegurança que transpõe a Diretiva Europeia NIS2 e as consequências regulatórias que traz sobre a cadeia agroalimentar e o relacionamento com os diferentes atores.
A abertura e o encerramento da conferência serão efetuados pela CONFAGRI, FIPA e APED. A conferência contará com a presença de Cátia Pinto, diretora executiva do SFCOLAB, Helena Gouveia, gestora de programas de I&D no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, Sérgio Ferreira, especialista na proteção de dados na SGS Portugal, além de Hugo Branquinho, VP Digital Solutions, Kiwa Sativa, e José Barata, investigador na UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias.
Programa
10h30 – Abertura
CONFAGRI e FIPA
10h45 – O uso de dados na gestão das culturas
SFColab – Cátia Pinto
11h00 – Desafios e oportunidades da transição digital no setor agroalimentar
ISQ – Helena Gouveia
11h15 – O impacto da cibersegurança no setor agroalimentar
SGS Portugal – Sérgio Ferreira
Kiwa Sativa – Hugo Branquinho
UNINOVA – José Barata
Moderação APED – João Vaz Tomé
12h30 – Encerramento
APED