Dois anos após a aquisição de 40% da ALM, SL, a Colep Packaging anuncia ao mercado a concretização da compra dos restantes 60% da empresa espanhola de produção de aerossóis de alumínio. Com esta operação, a Colep Packaging adquire a totalidade do capital da ALM e reafirma “a sua ambição de crescimento no mercado de aerossóis”.
Em 2024, espera-se que a ALM atinja vendas superiores a 16 milhões de euros. Até 2026, a empresa ambiciona duplicar a sua capacidade produtiva de aerossóis de alumínio, estando previsto um plano de expansão pós-aquisição cujo investimento ascende a mais de 15 milhões de euros. Este investimento adicional visa, essencialmente, a melhoria das infraestruturas e o reforço da capacidade produtiva da unidade de Barcelona, permitindo o abastecimento dos mercados ibérico e europeu.
Com mais de 35 anos de atividade, a ALM “produz e vende uma vasta gama de soluções de embalagens de alumínio, especificamente para as indústrias alimentar, de bebidas, cosmética, cuidados pessoais e cuidados domésticos”.
Movimento estratégico
Este movimento de expansão é estratégico para a Colep Packaging já que reforça a proposta de valor da empresa enquanto parceiro preferencial para soluções de metal packaging, tanto em folha de flandres como em alumínio. Nos últimos dois anos o mercado global de aerossóis apresentou um crescimento anual superior a 6%, alcançando 10 mil milhões de unidades produzidas por ano.
Para Paulo Sousa, CEO da Colep Packaging, “esta operação, em conjunto com a recente entrada no México, reafirma a nossa visão relativamente ao segmento de aerossóis e integra-se na estratégia de crescimento da empresa”.
Atualmente, a infraestrutura industrial da Colep Packaging está assente em cinco localizações: Vale de Cambra, Portugal; Kleszczów, na Polónia; Navarra e Barcelona, em Espanha; e Querétaro, no México.