Oiça este artigo aqui:

Hoje, quem entra numa perfumaria observa cores e frascos, mas também procura produtos que se adaptem ao seu estilo de vida, que sejam práticos e cuidem da pele. Os cuidados faciais são mais conscientes e simples, mas continuam a ser aquele momento do dia em que apetece parar. E, desde então, surgiram algumas tendências de beleza que se repetem em muitas prateleiras e que dizem respeito à forma como gostamos de cuidar de nós agora.
1. Rotinas minimalistas, mas eficazes
Uma das maiores evidências desta mudança são as rotinas curtas e localizadas que estão a causar furor. É aqui que entram em jogo os tratamentos localizados, como os pimple patches, que controlam espinhas específicas sem alterar toda a rotina e são aplicados em um piscar de olhos, deixando o resto do dia a dia simples: um bom limpador, um hidratante que funcione para você e, no máximo, um ou dois séruns versáteis que você conheça de cor.
2. A febre pela rotina de cuidados com a pele coreana
Quem deseja dedicar mais tempo aos cuidados com a pele se interessa pela skincare coreana, uma abordagem que utiliza camadas leves, texturas agradáveis e fórmulas que mimam a barreira cutânea. Nas prateleiras do varejo especializado, isso se reflete na proliferação de tônicos hidratantes, essências quase aquosas, máscaras de tecido e séruns com centella asiática ou ácido hialurônico, que muitas pessoas incorporam à sua rotina sem precisar seguir uma lista infinita de passos, mas apenas aqueles que se adequam à sua pele.
3. Cosméticos híbridos: tratamento e maquiagem em um só produto
Entre as rotinas minimalistas e os rituais mais elaborados, os cosméticos híbridos, aqueles produtos que tratam e maquiam ao mesmo tempo, ganham força: bases hidratantes e uniformizadoras do tom, corretivos enriquecidos com ativos calmantes para o contorno dos olhos ou névoas que fixam a maquiagem e refrescam; soluções ideais para quem deseja ter uma aparência atraente sem investir muito tempo diante do espelho, pois simplificam a transição dos cuidados para a cor e deixam um resultado natural e fácil de retocar se o dia se prolongar.
4. Ingredientes estrela e fórmulas engenhosas
Outra coisa que não falha nas lojas especializadas é o interesse em saber exatamente o que cada produto contém, e aí surgem repetidamente ingredientes como niacinamida, peptídeos ou antioxidantes vegetais, explicados para que se entenda bem o que fazem; em seguida, as marcas combinam esses ativos em texturas variadas, para que cada um encontre a sensação que procura de acordo com sua pele, a estação do ano ou a hora do dia.
5. Apresentações on-the-go e cuidados em movimento
A última coisa que chama a atenção ao passar pelas prateleiras é a quantidade de formatos on-the-go que eles têm: sticks faciais, barras de limpeza sólidas, almofadas esfoliantes, monodose ou miniaturas perfeitas para levar na mochila ou na bolsa de ginástica. Assim, não terei que depender tanto do banheiro de casa para manter certos hábitos, como limpar a pele após o esporte ou reaplicar o hidratante e o protetor solar durante uma viagem.
Todas essas tendências de beleza vão na mesma direção: um cuidado com a pele mais realista, com produtos descomplicados de entender, de usar e que se adaptam a diferentes estilos de vida; desde uma rotina muito curta até um ritual mais elaborado ou em formatos para levar na bolsa, mas com o mesmo objetivo: sentir-se bem com a pele e tornar o momento do seu cuidado um momento agradável do dia.



